O aeroporto traz uma homenagem a um dos maiores responsáveis pelo surgimento do movimento artístico nacional conhecido como Cinema Novo. Em 1939, Glauber nasceu em Vitória da Conquista e mudou-se para Salvador com a família em 47. Chegou a cursar a faculdade de direito pela Universidade Federal da Bahia, mas, dois anos depois, abandonou curso para trabalhar como crítico de cinema.
Glauber morreu no Rio de Janeiro, em 1981, aos 42 anos. Até hoje, é considerado o cineasta brasileiro com maior destaque no cenário mundial.
O aeroporto
O Aeroporto Glauber Rocha, inaugurado no dia 23 de julho, possui o dobro da capacidade do antigo equipamento que operava na cidade. A expectativa é que o novo aeroporto amplie sua movimentação para 500 mil passageiros até o próximo ano.
Veja mais
-
Novo aeroporto traz expectativa de novos investimentos para Vitória da Conquista e região
-
Aeroporto Glauber Rocha vira porta de entrada para regiões turísticas da Bahia
-
Antes x Depois: O que o Aeroporto Glauber Rocha traz de mais moderno para Conquista
-
Com capacidade ampliada, Aeroporto Glauber Rocha recebe mais ofertas de voos e novas rotas
A pista do Glauber Rocha tem extensão de 2.100, que pode chegar até 3.200 o que possibilita receber aviões a jato. No pátio, há capacidade para até cinco aviões. A concessionária VDC Airport está responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo equipamento.