Aeroporto VDC

Aeroporto de Vitória da Conquista homenageia cineasta baiano Glauber Rocha

No ano que completaria oito décadas de vida, baiano foi escolhido para batizar o equipamento

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento
Filho da terra, o cineasta Glauber Rocha dá nome ao recém inaugurado aeroporto de Vitória da Conquista. No ano que completaria oito décadas de vida, o baiano foi escolhido para batizar o equipamento construído pelo Governo do Estado, com investimento estadual e federal. 

O aeroporto traz uma homenagem a um dos maiores responsáveis pelo surgimento do movimento artístico nacional conhecido como Cinema Novo. Em 1939, Glauber nasceu em Vitória da Conquista e mudou-se para Salvador com a família em 47. Chegou a cursar a faculdade de direito pela Universidade Federal da Bahia, mas, dois anos depois, abandonou curso para trabalhar como crítico de cinema.
Foto: Divulgação
O primeiro longa-metragem do cineasta, "Barravento" (1961), foi premiado na Checoslováquia, quando tinha apenas 22 anos. Em 64 ele foi reconhecido internacionalmente com o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Glauber morreu no Rio de Janeiro, em 1981, aos 42 anos. Até hoje, é considerado o cineasta brasileiro com maior destaque no cenário mundial.

O aeroporto
O Aeroporto Glauber Rocha, inaugurado no dia 23 de julho, possui o dobro da capacidade do antigo equipamento que operava na cidade. A expectativa é que o novo aeroporto amplie sua movimentação para 500 mil passageiros até o próximo ano.

A partir do início do funcionamento do aeroporto, Vitória da Conquista passa a receber grandes aeronaves, como Boeing 737-800, aumentando a quantidade de passageiros por voo. O local possui equipamentos mais avançados de navegação, o que possibilita que interferências climáticas nos pousos e decolagens sejam minimizadas.

A pista do Glauber Rocha tem extensão de 2.100, que pode chegar até 3.200 o que possibilita receber aviões a jato. No pátio, há capacidade para até cinco aviões. A concessionária VDC Airport está responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo equipamento.