Arte e Decoração

Afaste o frio: confira cinco dicas de decoração para aquecer a casa no inverno

Nessa época do ano é a hora de abusar de luminárias e abajures que deixarão a casa mais aconchegante

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a chegada da estação mais fria, vem a busca por ambientes mais acolhedores. Em casa, o maior o desejo é criar espaços quentinhos para minimizar esse desconforto da queda de temperatura. Pensando nisso, o arquiteto Diego Revollo, separou cinco ideia para deixar a casa mais confortável nessa época do ano. Confira:

1. Valorize a iluminação natural 

Se nessa época os dias tornam-se ligeiramente mais curtos e a incidência de luz menos intensa, a primeira coisa que devemos fazer é contrária ao que nos parece o razoável. Para maximizar a luz e o efeito do sol nas nossas casas devemos, nas horas de incidência, abrir ao máximo, cortinas e persianas.

Por mais que pareça que ao fechá-las estamos mais abrigados, não devemos subestimar o efeito da luz, não só como iluminação, mas como um poderoso aquecedor natural do interior de nossas casas. Aquela sensação de que lá fora às vezes parece mais quente e agradável do que dentro pode e costuma ser verdade quando barramos os raios solares cobrindo nossas janelas. Suba, portanto, o mais alto possível suas persianas e remova não só os tecidos das cortinas que cobrem os vidros, mas também qualquer móvel ou obstáculo que barre a entrada do sol.

2. Adapte a iluminação artificial

Se você ainda insiste na iluminação fria, no inverno é hora de definitivamente banir esse tipo de luz de dentro de casa. Nessa época do ano é a hora de abusar de luminárias e, principalmente, abajures que deixarão a casa mais aconchegante. Focos de luz quente em pontos estratégicos da casa podem ser usados até durante o dia e, além de funcionais, no inverno ajudam a alegrar pontos tristes ou exageradamente sombreados.

Se você não é fã das incandescentes antigas que ainda se encontram à venda em pouquíssimos lugares e tem consciência de que no inverno consumimos mais energia elétrica, ao escolher lâmpadas de LED opte pela temperatura de cor de 3.000 Kelvins. Entre tantas é a que mais se assemelha à lâmpada comum e, sem dúvida, a que dá o efeito mais similar à luz do dia e mais bonito do ponto de vista decorativo.

3. Invista em uma lareira

Apesar de ser um item bastante comum no hemisfério norte, aqui seu uso é restrito e, justamente por não termos calefação nessa época do ano, quem tem um modelo tradicional vê com bons olhos a chegada do inverno. O ritual de permanecer próximo a uma lareira seja lendo ou mesmo no tablet/celular em dias frios é extremamente prazeroso.

4. Potencialize cortinas

Por mais que durante o dia, nessa época, devamos abrir ao máximo as mesmas para a entrada de luz e calor, com a claridade escassa ou mesmo à noite é hora de fechá-las e, nessa hora, cortinas duplas com tecidos mais grossos que se arrastam no chão são imprescindíveis para melhorar a sensação de conforto complementando a vedação das janelas. Se você sente que a sua casa mesmo decorada está fria e falta aconchego, talvez seja o momento de encomendar cortinas novas ou mesmo trocá-las por modelos mais funcionais. Costumo executar com arraste de três cm no chão e para evitar que isso vire um problema escolho tecidos laváveis. 

5. Abuse de almofadas e mantas

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem que colocar mais almofadas nos sofás, poltronas e até camas fará com que você se sinta melhor já que, ao contrário do verão, no inverno elas potencializam a sensação de aconchego sem nos incomodar.

Para as mantas, se você quer um visual mais sofisticado, agora é o momento ideal para adquirir modelos de pele sintética, extremamente aconchegantes e que funcionam bem nos pés da cama ou no sofá da sala de TV.