Saúde

Aftas podem ser causadas por fatores diversos; saiba como evitar

Mulheres estão mais suscetíveis a essas feridas, que podem aparecer em pessoas de qualquer idade

Agência O Globo

As aftas são lesões arredondadas, com tonalidade amarelada ou avermelhada, que podem surgir na boca, gengivas e língua, aparecendo de forma isolada ou múltipla. Essas feridas, que costumam provocar dores e desconfortos, podem ter inúmeras causas, como estresse, trauma, imunidade baixa, deficiências de ferro e vitaminas, predisposição genética, distúrbios gastrointestinais, entre outras.

— Acreditamos que os alimentos ácidos sozinhos não são capazes de gerar aftas, mas podem desencadeá-las associados a outros fatores — pontua Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.


As mulheres estão mais suscetíveis a essas feridas, que podem aparecer em pessoas de qualquer idade. As aftas costumam levar de sete a dez dias para cicatrizar completamente. Passado o prazo máximo de 14 dias, é preciso verificar se a lesão é mesmo uma afta ou a expressão de outro problema de saúde.

— É preciso investigar. Em casos mais graves, pode ser câncer bucal ou a primeira manifestação do HIV ou de pênfigo vulgar (doença rara e autoimune) — alerta Rosane, especialista em estomatologia, área da saúde relacionada a enfermidades da boca.

A higiene é um fator fundamental, tanto na prevenção quanto no tratamento. — Um bom padrão de higiene oral vai sempre limitar a quantidade de bactérias na boca. Se a pessoa já tiver com a afta, ajuda no processo de cicatrização — afirma o dentista Mario Groisman.

O tratamento pode ser à base de pomadas e cremes quem possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica. O bicarbonato de sódio é uma solução, mas deve ser usado com cautela. — Essa substância leva a uma necrose do tecido da boca, mas o tempo de cicatrização vai durar mais, gerando atraso no processo — pondera Mario.

Como se prevenir

Higiene

Manter a higiene da boca limita a quantidade de bactéria. Escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal. Em caso de impossibilidade de escovar os dentes logo após uma refeição, faça um bochecho com água

Descobrir a causa

Saber o que motiva o aparecimento das suas aftas é o primeiro passo para iniciar o tratamento da causa e evitar o surgimento de novas lesões

Evitar alimentos ácidos

Os alimentos ácidos, quando associados a outros fatores, podem desencadear o surgimento de aftas

Diminuir o estresse

Outro fator desencadeante de aftas é o estresse. Tente se manter o mais calmo possível para afastar as possibilidades de lesões