Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Agressividade na infância pode ser sinal de transtorno

Aula gratuita mostra como tratar e identificar o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)

Redação iBahia • 30/10/2016 às 8:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Toda criança tem seus momentos de birra. Mas há casos em que elas vão além dos limites, mostrando-se extremamente desafiadoras para pais e professores. Pode não ser características de alguém mal-educado ou de personalidade forte, mas, sim, de Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). Para esclarecer melhor o assunto, a Neuro Saber (www.neurosaber.com.br) vai realizar aula gratuita sobre o tema no dia 31 de outubro.

				
					Agressividade na infância pode ser sinal de transtorno
Agressividade na infância pode ser um problema (Foto: Divulgação)
Totalmente online, a conversa servirá para esclarecer aos pais e professores sobre o que é e como diagnosticar o TOD, além de dar detalhes sobre como é feito o tratamento. Quem irá ministrar a aula será o neuropediatra Dr. Clay Brites, pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da Unicamp.
Brites diz que é frequente observar nessas crianças com TOD um descontrole emocional, além de terem um perfil de discussão frequente com os adultos, desafiando e se recusando a seguir regras. “Não reconhecem erros e se ressentem demais chegando a agir de forma vingativa”.
- Ele pode ocorrer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou em pacientes com transtornos de Humor - explica.
O resultado? O neuropediatra diz que elas costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da escola por causa de seu comportamento difícil. “Os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento