Moda e Beleza

Alerta: shampoo que promete crescimento mais rápido dos fios gera riscos à saúde

Conhecida como shampoo bomba, a mistura está sendo bastante usada e divulgada na internet por blogs e páginas de beleza

Emília Oliveira (emilia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

De uso exclusivamente veterinário, o Monovin A é contra indicado para humanos



Vale realmente tudo para chegar ao visual desejado? Essa pergunta torna-se cada dia mais comum com o aumento do uso de anabolizantes e de dietas radicais que prometem a perda de muito peso em pouco tempo. Agora especialistas fazem mais um alerta: os shampoos à base de Monovin A - vitamina para uso veterinário, indicados para fazer o cabelo crescer mais rápido, são um risco à saúde.


Conhecida como shampoo bomba, a mistura de Monovim A, com Bepantol solução e shampoo está sendo bastante usada e divulgada na internet por blogs. Quem indica a receita promete fios mais longos, fortes e bem hidratados. Aprovada para uso exclusivamente veterinário de animais de médio e grande porte, a vitamina é destinada para embelezar a crina do cavalo e não tem registro para uso humano na Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância sanitária).


Veja também:

Descubra como eram os cabelos de dez celebridades antes da fama

Em entrevista ao site Ela, do portal O Globo, a dermatologista Heloisa Hofmeister explicou que a aplicação pode gerar intoxicação por vitamina A: "Nessa hipervitaminose, podemos ter má-formação fetal, queda de cabelos, ressecamento de pele, fissuras labiais, dores ósseas e articulares, toxicidade hepática e parada do crescimento em crianças e adolescentes".


Além disso, nada comprova que o shampoo realmente faça o cabelo crescer mais rápido. "A vitamina A pode deixar os fios mais saudáveis, mais fáceis de pentear, diminuindo a queda por tracionar menos, mas não tem ação em estimular o crescimento dos pelos", revelou Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, também em entrevista ao Ela.