Literatura

Alice Ramos lança livro autoral de fotografias

Obra reúne registros da fotógrafa durante quatro anos em viagens por nove países

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)

Foto da Menina Girafa é uma das muitas que fazem parte do livro 'Alice de Passagem'


No próximo dia 12 de agosto, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, será lançado o livro 'Alice de Passagem', da fotógrafa Alice Ramos. O evento contará com uma sessão de autógrafos das 18h às 22h. Antes do lançamento,a autora realiza o worshop 'Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas', das 15h às 18h, no Teatro Eva Herz, também na Livraria Cultura.


A obra reúne 115 páginas de paisagens, pessoas e expressões em viagens por nove países entre 2007 e 2011. Além de ser o primeiro livro da autora, também é a primeira vez que a fotógrafa faz um trabalho profissional fora do estúdio.

 

Sobre Alice Ramos – Fotógrafa especializada em gente, cores e texturas, Alice Ramos se destacou no meio artístico com trabalhos que questionam valores estéticos e sociais. A baiana ja recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1997, com o projeto Redondamente Enganado, no qual desafio padrões da moda mostrando a sensualidade dos corpos volumosos de gordinhas nuas.


Em 2010, teve um projeto aprovado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultura (Sefic/MinC) e representou o Brasil na 4ª Bienal Internacional de Fotografia / Grid 2010 na Holanda. Suas fotografias foram selecionadas para o acervo particular de Gilberto Chateaubriand, Coleção Pirelli/MASP, Museu Afro-Brasil e Museu da Fotografia da América Latina.Suas exposições também, viajaram pelo Brasil, Holanda, EUA e França.

 

Sobre o workshop – Oferecido pela fotógrafa Alice Ramos, o workshop 'Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas' é voltado para iniciantes e profissionais da fotografia que não sabem como interagir com modelos ou que querem ampliar as suas possibilidades de direção de pessoas.


Através de dinâmicas teatrais, o workshop vai apresentar soluções para dominar a timidez e dicas de como estimular posturas expressivas, trabalhando de maneira lúdica o autoconhecimento, o entendimento de limites e a dificuldades de comunicação.


Os interessados devem comparecer à Livraria Cultura do Salvador Shopping, a partir da 13h do dia 12 de agosto e trocar um quilo de alimento por uma senha. O limite de vagas são para 200 pessoas.

 


Workshop 'Fotografando gente - Como você olha e registra as pessoas'
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura - Salvador Shopping

Horário: das 15h às 18h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível

 

Lançamento do livro Alice de Passagem
Livraria Cultura - Salvador Shopping

Horário: das 18h às 22h

Livro: R$ 40