Tecnologia

Android 12: fique por dentro das novidades do sistema

Atualização ainda não está disponível, mas traz novidades na área de privacidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Nesta terça-feira (18), o Google anunciou as novidades contidas no Android 12, novo modelo do sistema operacional para celulares. Além de nova linguagem visual, o sistema também traz melhorias no que diz respeito a privacidade. As informações são do G1. Confira novidades:

  • Nova estética

O Android 12 incorpora o "Material You", uma linguagem visual mais colorida e que pode ser personalizada. Com essa novidade, o sistema pode adaptar a paleta de cores à tela de fundo do celular.

Além disso, os celulares também contarão com transições entre os aplicativos e uma nova barra de notificações.

  • Privacidade

As principais melhorias estão relacionadas a essa área. No novo sistema, um aviso aparecerá na tela para avisar aos usuários que o microfone e/ou a câmera foram ativados. 

O sistema contará também com um chamado "painel de privacidade", onde será possível observar quando, onde e por quanto tempo os recursos de microfone, câmera e localização foram ativados. 

  • Google Fotos

Literalmente, o Google fotos será mais sensível. Isso porque agora o usuário vai poder escolher datas e pessoas para não aparecerem no recurso de "memórias". O objetivo é que, dessa forma, o usuário possa evitar momentos difíceis. 

Além disso, as fotos também poderão ser protegidas. Será possível criar pastas com senhas para garantir que fotos sensíveis não sejam vistas por qualquer um.

  • Gerenciador de senhas

Essa ferramenta já existe em versões mais antigas do Android e garante que o celular salve as senhas utilizadas em longins de aplicativos e sites. 

A ideia é deixar a ferramenta ainda melhor. Com o Android 12, o usuário será avisado caso as suas senhas sejam vazadas.

Não se sabe ainda quando os celulares poderão ser atualizados com a nova versão. De acordo com a Google, isso depende do modelo de smartphone utilizado por cada usuário.