Economia

Apartamentos decorados ajudam a definir a compra

Sentindo os anseios do cliente em ver o imóvel de perto, as construtoras reproduzem esses espaços para uma visualização perfeita de todos os ambientes

Rafaele Rego (rafaele.rego@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A variedade de plantas dos novos modelos de apartamentos, que estão surgindo no mercado é uma novidade que vem mexendo com o sonho da casa própria. Arquitetados para diferentes necessidades, os empreendimentos que, antigamente, só podiam ser vistos através de plantas ou maquetes, já são encontrados em tamanho real, retratados nos stands decorados. Sentindo os anseios do cliente em ver o imóvel de perto, as construtoras reproduzem esses espaços para uma visualização perfeita de todos os ambientes.


Essa inovação desperta no comprador a vontade de repetir na sua casa própria a decoração encontrada nos stands, o que, segundo a arquiteta Margarete Iglesias, vem sendo um fator decisivo na hora da compra, “Os decorados dão ao comprador, uma percepção do espaço e a construtora tem a possibilidade de mostrar o potencial do imóvel”.


No entanto, não são todos os clientes que decidem ter um apartamento igual ao modelo. Com várias opções de decoração, os arquitetos ajudam os clientes a otimizarem os espaços e personalizá-los de acordo com o estilo pessoal e a necessidade de cada um.


Margarete dá como principal dica, usar bases neutras para quem quer dar uma sensação de amplitude aos ambientes compactos. Pisos e paredes em tons claros e móveis neutros são uma boa solução para apartamentos pequenos. Outra dica da especialista é utilizar bastante espelhos e superfícies transparentes como o vidro, que podem ser combinados com o aço. Para dar um toque diferenciado ao lar, o morador pode optar, ainda, por pequenos detalhes com cores mais fortes ou estampas.


Mas se a ideia é aumentar o imóvel, o proprietário pode incorporar o espaço da cozinha à sala, criando um espaço gourmet ou também fazer da varanda uma extensão na sala. Outro grande dilema dos proprietários, são os quartos que estão cada vez menores. Uma saída para valorizar o ambiente é adequar a marcenaria para aproveitar os espaços e investir no projeto de iluminação, como conta a arquiteta Maria Rita Bove, “Um bom projeto de iluminação, além de dar sofisticação ao ambiente, transmite a sensação de amplitude. Atualmente, o papel de parede também tem sido bastante usado nos novos projetos”.

 

Novos modelos de apartamentos decorados, que podem servir como sugestão para quem está montando a casa própria podem ser encontrados no 5º Salão de Negócios Imobiliários, nos stands das construtoras e da Associação do Circuito de Alta Decoração, que reúne projetos de arquitetos renomados. O evento acontece de 16 a 19 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia.