Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Apenas 36% das empresas adotam home office no Brasil, revela pesquisa

• 19/01/2015 às 14:54 • Atualizada em 31/08/2022 às 21:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

home-office.jpg
No Brasil, em 58% das empresas, prática do home office existe há menos de quatro anos
Foto: DavidMartynHunt

Quem nunca sonhou em trabalhar em casa? As vantagens da prática conhecida como "home office" são inúmeras: satisfação dos funcionários, contribuição para a mobilidade urbana das cidades, redução de custos, entre outras. Apesar desses benefícios, só 36% das empresas adotam o trabalho em casa no Brasil, segundo revela uma pesquisa da SAP Consultoria.

O estudo, realizado com mais de 200 companhias, foi feito no primeiro semestre de 2014, mas só agora teve seus resultados divulgados para a imprensa.

Das organizações que permitem que seus funcionários trabalhem de casa, apenas 42% possuem uma política formal para isso. Outras 9% estão em fase de implantação dessas regulamentações.

No país, as empresas de Tecnologia ainda são as mais abertas ao modelo de jornada flexível – 19,23% do total. Em segundo lugar vem a área de Pesquisa e Desenvolvimento (15,38%) e em terceiro a de Química, Petroquímica e Agroquímica (10,26%).

Em 58% das empresas, ela existe há menos de quatro anos.

O home office também parece ser mais comum em companhias com equipes pequenas. Daquelas que têm essa iniciativa, 51,29% têm menos de 1.000 funcionários. Já entre as que possuem mais de 10.000 empregados, a fatia cai para 12,82%.

O levantamento também mostra que a prática ainda é recente por aqui. Em 58% das empresas, ela existe há menos de quatro anos.

A favor

O desejo de promover a flexibilidade no ambiente de trabalho foi o motivo mais comum para as empresas adotarem o home office (69% deram essa justificativa).

Em seguida foram mencionadas a melhoria da qualidade de vida da equipe (67%) e os problemas com o tempo de locomoção até o escritório (45%). A redução de custos ficou com 31%.

Já em relação aos resultados obtidos com a medida, a satisfação dos colaboradores envolvidos foi o principal, citado por 74% das empresas. Além disso, 42% disseram que tiveram ganhos de produtividade e 37% afirmaram que a prática serviu como política de retenção.

Contra

Entre as empresas que não oferecem a opção do home office, 83% nunca tiveram a prática, 14% estudam adotá-la e 3% já tiveram, mas desistiram.

As principais explicações para isso são o conservadorismo da direção da companhia (citado por 42%), o tipo de atividade (35%) e os aspectos legais (28%).

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade