Tecnologia

Aplicativos falsos roubam dados bancários; saiba como se proteger

A pesquisa detectou 42.115 arquivos de trojan bancários nos três primeiros meses do ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Um levantamento realizado pela agência  de cibersegurança Kaspersky, que foi divulgado nesta sexta-feira (29), apontou um aumento de cerca de 2,5 vezes no número de golpes de roubo de dados bancários no Brasil em comparação com o trimestre anterior. A pesquisa detectou 42.115 arquivos de trojan bancários nos três primeiros meses do ano. As informações são do TechTudo.

Os ataques aos dados bancários acontecem, na maioria das vezes, por meio de phishing, quando usuários de serviços digitais de bancos baixam aplicativos falsos nas lojas virtuais. Com layout próximo, esses softwares maliciosos parecem legítimos, mas se aproveitam de um descuido da vítima para roubar informações pessoais, dados bancários e dinheiro de contas digitais.

Para evitar golpes, o especialista em segurança da Kaspersky Victor Chebyshev aconselhou que é preciso evite baixar aplicativos fora da loja virtual oficial, ou seja, só instale apps oferecidos pela Google Play Store ou pela App Store.

Outra orientação do especialita é checar as informações do aplicativo, como o fabricante, o desenvolvedor e até ler resenhas de outros usuários na internet, pois aplicativos maliciosos podem se aproveitar de falhas no sistema de segurança do Android, se aproveitando das permissões concedidas.