Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Apoio à empresa no desenvolvimento de produtos para cidades inteligentes

• 11/04/2016 às 17:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 2:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

smartcity-ecod.jpg

Está aberta à apresentação de projetos chamada de propostas lançada pela Fapesp e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores para aplicações em cidades inteligentes e sustentáveis.

As áreas temáticas cobertas pela chamada são: Meio ambiente sustentável; Mobilidade urbana; Tecnologias Assistivas; Segurança Pública; Tecnologias para difusão de educação e cultura; e Saúde.

A cidade inteligente é uma construção evolutiva, um processo que envolve a busca de soluções em diversas áreas que utilizem materiais integrados com sensores, dispositivos eletrônicos e redes de comunicação, todos ligados com sistemas computadorizados, para análise de dados a partir de algoritmos inteligentes que tomam decisões.

Os recursos alocados para financiamento dos projetos selecionados são da ordem de R$ 10 milhões, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da Fapesp. O lançamento da chamada se dá no âmbito do Programa Pipe-Pappe Subvenção.

Podem apresentar propostas micro, pequenas e médias empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo e constituídas, no mínimo, 12 meses antes do lançamento do edital.

A expectativa é que a empresa realize pesquisa visando ao desenvolvimento comercial e industrial dos produtos por um período de até 24 meses. O orçamento solicitado na proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão.

As propostas submetidas no âmbito da chamada serão enquadradas e deverão seguir as normas do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fapesp.

As propostas devem ser submetidas eletronicamente, por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp, até o dia 25 de abril de 2016.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10066.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade