Tecnologia

Após caso de racismo, Instagram libera GIFs novamente

Rede social desbloqueou a ferramenta para todos os usuário

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Instagram voltou a liberar nesta quinta-feira (29) a ferramenta de busca por GIFs dentro dos stories. Após três semanas de bloqueio, a função já está disponível para todos os usuários do aplicativo.  A decisão de retirar a ferramenta da rede social foi devido a propagação de imagens racistas incluídas no sistema do Giphy, serviço que fornece as animações. A figura simulava um contador de mortes de negros, com um macaco sob comando de um homem branco. 

Foto: Reprodução

A empresa que fornece as animações pediu desculpas pelo ocorrido e assumiu total responsabilidade. Além disso, o serviço destacou a revisão de toda a biblioteca de GIFs quatro vezes antes da nova liberação. A medida foi tomada para confirmar que a plataforma estaria livre de conteúdos abusivos e racistas. 

O Snapchat foi outra rede social que também tomou a decisão de retirar as animações após os casos de racismo, porém ainda não houve pronunciamento sobre o retorno dos GIFs na plataforma. O Snap foi o primeiro a remover o serviço do Giphy, após a polêmica no dia 8 de março.