Tecnologia

Apple lança atualização de iOS que trava celular contra espiões e policiais

Nova versão do sistema possui tecnologia que bloqueia o acesso de aparelhos usados pela polícia às informações salvas nos iPads e iPhones

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Apple liberou uma nova atualização do sistema iOS nesta quarta-feira (11) que tem como principal novidade uma 'trava' contra espiões e policiais. A versão 11.4.1 possui uma tecnologia que bloqueia o acesso de aparelhos usados pela polícia às informações salvas nos iPads e iPhones.

A novidade tem como objetivo ampliar a segurança dos aparelhos e impedir o roubo de dados por máquinas que roubam senhas, o que dificulta o acesso à informações por hacker, agências de espionagem e autoridades policiais.

Os aparelhos que revelam senhas e dados pessoais utilizam a entrada Lightning para realizar milhares de combinações em pouco tempo. Os dispositivos eram usados por agências de segurança para desbloquear os aparelhos da Apple de suspeitos de praticarem crimes.

A nova função é habilitada automaticamente após a atualização, mas o usuário pode desabilita-la em "Ajustes" - "Touch ID e Código" - "Acessórios USB". A novidade estava prevista para ser lançada com o iOS 12, mas foi adiantada pela Apple.

A atualização também repara um erro que impedia o usuário de checar a última atualização de seus AirPods no aplicativo Buscar iPhone. O iOS 11.4.1 promete também uma maior sincronização de e-mails, contatos e notas.