Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Aprenda a consertar seu aparelho eletrônico e economize

O site iFix it, criado por dois especialistas em manutenção da Apple, disponibiliza guias de reparos que vão desde modelos como o Mac Laptop até carros. O ambiente virtual possui lista de ferramentas de que você irá precisar, espaços para perguntas e respostas em que usuários trocam informações e os consertos, além das informações descritas, possuem imagens para não haver erro.

• 04/07/2013 às 13:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

destaque-1.jpg
Não é preciso ser especialista ou geek. O site é voltado para os diversos públicos e tem como objetivo democratizar conhecimentos que ficam retidos entre especialistas
Foto: Divulgação

Se o notebook, o controle remoto, o relógio ou o celular aparecem com algum problema, pensamos muitas vezes se vale a pena consertar ou se seria melhor comprar outro. Este pensamento prevalece pois é preciso muitas vezes pagar pelo reparo a um especialista, o que nem sempre sai em conta, pois eles costumam argumentar que as peças quebradas são muito caras e o valor acaba quase equivalente ao do produto novo.

Ao pensar nessa situação tão comum, o site iFix it disponibiliza guias de reparos que vão desde modelos como o Mac Laptop ao Play Station. O ambiente virtual possui listas de ferramentas necessárias, peças a venda, espaços para perguntas e respostas em que usuários trocam informações, e os consertos são descritos com imagens para não haver erro, além de tutoriais em vídeos, bem didático. Não precisa nem ser um geek (pessoa obcecada por tecnologias).

Criado por dois californianos que trabalhavam na Apple, o site é referência para quem quer economizar no conserto ou mesmo evitar uma nova compra. Para o co-criador do ambiente virtual, Kyle Wiens, não se trata apenas de economia, mas de evitar problemas ambientais. “A vida útil dos eletrônicos está ficando cada vez mais curta. Lixo eletrônico é tóxico. Nós não podemos continuar fabricando centenas de milhares de aparelhos, consumi-los rapidamente e jogá-los fora. Se pudermos dobrar a vida útil dos aparelhos, podemos cortar a quantidade de lixo pela metade”, afirmou o empresário ao site Tech Tudo.

meiodepagina.jpg
Os consertos são descritos passo a passo, com imagens para não haver erro, e há também tutoriais em vídeos

Quarto "R"

Ao fazer o reparo de seu aparelho eletrônico, por exemplo, você estará no quarto "R" da sustentabilidade: reparar (os demais são reduzir, reciclar, reutilizar). O conserto de um celular pode aumentar a vida útil do aparelho de um para quatro anos e seu impacto ambiental diminuiria 40%, aponta o relatório Avaliação do Ciclo de Vida do Sistema de Comunicação Móvel UMTS: Em direção a sistemas ecoeficientes, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Para cada celular, são usados 75 quilos de matéria-prima, informou a Página 22. E para seu microchip, 30 litros de água.

Em relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 2010, o lixo eletrônico descartado por pessoa, no Brasil (maior poluidor nesse quesito entre países emergentes), equivale a 0,5 quilo por ano. Em contrapartida, na China, que tem uma população muito maior, a taxa de lixo eletrônico por pessoa é 0,23 quilo e, na Índia, ainda mais baixa (0,1 quilo).

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade