Arte e Decoração

Aprenda a deixar a casa mais segura para a terceira idade

É importante fazer adaptações para evitar acidentes e quedas

Agência O Globo

Uma casa com idosos deve ser cercada de cuidados para evitar acidentes e quedas, que na terceira idade se tornam preocupantes. O doutor José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico da Allianz Global Assistance, separou sugestões importantes que podem contribuir para tornar o ambiente residencial mais seguro.

Confira dicas:

- Tire os tapetes

Podem ser uma emboscada devido à dificuldade que os idosos têm durante uma caminhada, com passos mais lentos e arrastados. Caso não possa retirar todos os tapetes de casa, opte pelas versões antiderrapantes.

- Iluminação

Todos os cômodos da casa devem ter uma boa iluminação. E os interruptores devem estar acessíveis para impedir que o idoso tenha que andar no escuro até encontrá-los. Para diminuir o risco, instale mais de um interruptor, como, por exemplo, um próximo à porta e um bem ao lado da cama.

- Segure essa barra
Barras laterais devem ser instaladas nos boxes dos chuveiros, nas escadas e nos corredores.

- Banheiros
É um dos cômodos mais complicados para o idoso. Se o equilíbrio está comprometido, é melhor usar uma cadeira de banho. Para facilitar, use móveis e louças que contrastem com o piso e com o azulejo. Por exemplo, se o banheiro tem paredes e chão brancos, a pia e o vaso sanitário devem ser de outra cor.

- Circulação
Retirar os móveis que impedem a livre circulação pode facilitar a locomoção. Cômodas e mesas de centro são móveis que podem provocar um acidente. Evite também vasos em ambientes de alta circulação.

- Cama
Adaptar a altura do colchão e da cama traz facilidades. Aumentar ou diminuir os pés da cama, por exemplo, facilita na hora do idoso se deitar e se levantar.

- Cadeiras e poltronas

Os móveis devem seguir um padrão para evitar quedas. O ideal é optar por cadeiras e poltronas que tenham braços. Ter um apoio para se levantar ajuda no equilíbrio e proporciona maior segurança.