Natal

Aprenda a fazer gingerbread, o tradicional biscoitinho de Natal

É costume dos americanos comer os biscoitos na manhã do dia 25/12

Redação iBahia
- Atualizada em
Os gingerbreads, tradicionais biscoitos de Natal, costumam ser pendurados nas árvores como decoração até o dia 25/12. Segundo a tradição, eles devem ser comidos na manhã de Natal.
De acordo com a lenda, o biscoito de pão de gengibre em forma de homem foi feito por um csal de velhinhos. Quando abriram o forno para comer o biscoito, o homenzinho levantou na assadeira gritando: "não me comam!" e saiu correndo. Ele saiu de casa e correu pela floresta, escapando de ser comido por animais que encontrou pelo caminho. Pela lenda, o homenzinho até hoje corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.
Ingredientes:
1 xícara (225 g) de manteiga, amolecida
1 1/2 xícara (300 g) de açúcar
1 ovo
1 1/2 colher (sopa) de raspas de laranja
2 colheres (sopa) de melado
3 xícaras (375 g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Bata a manteiga junto com o açúcar. Adicione o ovo e misture bem. Misture as raspas de laranja e o melado. Adicione a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela, o gengibre, os cravos e o sal. Misture bem os ingredientes. Deixe a massa na geladeira por pelo menos 2 horas. Eu gosto de deixá-la na geladeira durante a noite.
Preaqueça o forno a 190 ºC. Unte as assadeiras. Em uma superfície levemente enfarinhada abra a massa na espessura de meio centímetro. Com cortadores de biscoitos corte a massa no formato desejado. Coloque os biscoitos na forma untada separados por 2 a 3 cm de distância.
Asse os biscoitos no forno preaquecido por 10 a 12 minutos, ou até que estejam firmes e com a borda levemente corada. Decore como desejar.