Tecnologia

Aprenda a fazer seus próprios filtros no Instagram em nove passos

Ferramente permite criar filtros personalizados de realidade aumentada e compartilhar diretamente nos stories

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Gosta de testar filtros no Instagram? Se sim, tem vontade de ter um filtro para chamar de seu? Você pode usar a ferramenta o Spark AR Studio, que pertence ao Facebook, para criar filtros personalizados de realidade aumentada e compartilhar diretamente nos stories. 

Confira o passo a passo para criar um filtro 

Foto: reprodução

Passo 1- Baixe o Spark AR Studio em seu computador Windows ou Mac. Em seguida, abra o programa e clique em “Blank Project”. O programa é gratuito. 

Passo 2- Confirme se a opção “Scene”, no canto superior esquerdo da tela, está selecionada em "Device" e, então, clique em “Add Object”. Em seguida, clique na ferramenta “Face Tracker” e a opção “Insert”, no canto inferior direito da tela.

Passo 3- Aperte em Face Tracker” de novo e escolha a opção “Add", seguido de "Plane".

Passo 4- Selecione em “Add Asset” e selecione a opção “Material”.

Passo 5- Em seguida, você pode inserir frases em seu filtro. Para isso, selecione “Add Asset” e, depois, “Import From Computer”. Caso tenha criado elementos visuais em  outro software de edição ou achou na internet você também pode importar. 

Passo 6- Clique em “Material” e, na janela do lado direito, a ferramenta “Texture”. Em seguida, selecione “Choose File” e escolha a arte que já havia sido adicionada.

Passo 7- Selecione “Plane” e vá até à janela do lado direito, pressione “Material” e vincule o desenho ou frase já adicionado.

Passo 8- Para trocar a posição do filtro, você pode mudar os números da opção “Position” (os números recomendados são 0, 0,1 e 0 e, na linha de baixo: 2,3, 1 e 1). É possível também aumentar ou diminuir o tamanho da imagem clicando em “Scale”.

Passo 9- Depois de pronto, você deve exportar o filtro para o Instagram pela própria ferramenta. 

Como exportar para o Instagram 

- Clique na seta do  canto inferior esquerdo da tela do Spark AR, espere todas as letras ficarem verdes e confirme a exportação clicando em "Upload". A ferramente vai exibir a opção para abrir  o Spark AR Hub e você deve rolar a tela e selecionar o Instagram como local onde o filtro será usado. Coloque um nome em seu filtro. Se o filtro promove alguma marca, será necessário marcar a opção "Sm, esse efeito ou conta promove uma marca ou produto".

- Depois, escolha uma capa para o filtro e, depois, carregue o arquivo salvo pelo Spark AR. Em seguida, aceite o acordo legal e clique em "carregar e continuar". O programa vai exibir uma prévia do filtro ao clicar em "mostrar no Instagram".  Você também vai poder enviar para os seus amigos testarem. 

- Em seguida, clique em "próximas etapas". No Spark AR Hub, selecione a categoria que será atribuída ao seu filtro. Agora, clique em "Ver prévia do efeito", copie o link no navegador de seu celular. Selecione "avançar" e depois clique na opção "tornar ativo assim que aprovado", para o filtro ser disponibilizado após sua aprovação. 

- Na aba informações da análise, você deve informar ao programa a finalidade do filtro e o motivo dele estar na categoria escolhida por você em até 52 caracteres. Envie o filtro para análise, a aprovação demora até cinco dias úteis. O Instagram pode solicitar mudanças com base na política de conteúdo e privacidade. Depois de aprovado, você pode acessar direto do seu perfil na rede social.