Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Aprenda a identificar se a sua tireoide está funcionando bem

Quando não funciona da forma correta, libera hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso que impacta a saúde física e emocional

Redação iBahia • 19/07/2017 às 17:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 12:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se comparada a outros órgãos, a tireoide não é das maiores. Mas sua importância na garantia do equilíbrio do organismo é enorme. A glândula, que fica na parte anterior do pescoço, é responsável por regular nosso metabolismo. Quando não funciona da forma correta, libera hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso. Nesses casos, causam hipotireoidismo e hipertireoidismo, respectivamente. As alterações impactam a saúde física e emocional.

— A tireoide funciona a partir do estímulo da hipófise, capta o iodo que ingerimos e forma dois hormônios, T3 e T4. Age no sono, no ritmo do intestino, na fertilidade, no crescimento. Qualquer disfunção nela repercute em todo o organismo — explica o endocrinologista Pedro Assed, Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares -GOTA-PUC-Rio-IEDE.

Foto: Reprodução / BakiNG - iStock


Em geral, os distúrbios da tireoide são causados por doenças autoimunes e têm fundo genético — quem tem o problema na família tem maior chance de desenvolvê-lo.

A endocrinologista Denise Momesso lembra que é comum confundir os sintomas dos distúrbios com outras doenças. Então, ao perceber um dos sinais, como ganho ou perda de peso significativo, é preciso procurar um médico:

— O diagnóstico é fácil, a partir de exame de sangue. No idoso, deve-se suspeitar quando tiver perda de memória, já que é causa de demência, mas reversível com tratamento simples — afirma Denise, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Leia mais:


Diferenças

Os distúrbios atingem mais as mulheres adultas, mas podem ocorrer em qualquer gênero ou idade. No hipotireoidismo, o mais comum, os sintomas são decorrentes de um metabolismo trabalhando lentamente pela queda da produção dos hormônios T3 e T4. Já no hipertireoidismo, menos frequente, os sinais são por conta do aceleramento no funcionamento do organismo.

Como evitar

Recomenda-se alimentação equilibrada, com ingestão adequada de iodo (presente no sal de cozinha e em frutos do mar) e de alimentos com selênio, como castanhas. A exposição desnecessária a radiação é fundamental.

Danos e tratamento

Podem gerar complicações cardiovasculares e quadros psiquiátricos. Para tratar o hipotireoidismo é feita reposição hormonal. No hiper, medicação para estabilizar a produção de hormônios.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde