Arte e Decoração

Aprenda a montar um escritório confortável em cinco passos

Criar um espaço adequado para o trabalho home office é fundamental

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Criar um clima de concentração dentro de casa nem sempre é tão fácil. As dispersões são diversas, mas uma das formas de mudar isso é criando um espaço adequado para o trabalho. Com um espaço organizado e apropriado para a sua área de atuação, você pode render muito melhor.

Com esse problema em vista, o arquiteto Márcio Barreto preparou um tutorial em cinco etapas para a montagem de um home office móvel, a partir de uma estante tradicional.

Foto: Divulgação

1º — MONTE OU UTILIZE UMA ESTANTE

“Essa é uma estante tradicional de escolas e bibliotecas, com a função principal de guardar e organizar livros. Feita em estrutura metálica e estruturada com parafusos e porcas, é muito simples de montar. Muitos não conseguem ver beleza nela, mas customizando-a conseguimos ótimos resultados. Primeiro de tudo, monte-a, colocando as prateleiras na posição ideal para sua sustentação”, explica Márcio. 

2º— ILUMINE DO SEU JEITO

“Montada a estante, insira um trilho eletrificado com ‘spots’, para dar uma iluminação própria ao móvel e atender o conforto visual. Normalmente esses trilhos são utilizados no teto, mas eles encaixaram perfeitamente nos furinhos da estrutura da estante”, relata.

3º — REFORCE A PRATELEIRA CENTRAL

“Insira uma outra prateleira (tampo de ‘pinus’), na altura de uma mesa e profundidade suficiente para trabalhar, para suportar e apoiar o computador, teclado e objetos rápidos de escritório”, instrui. 

4º — COLOQUE PUXADORES DE ARMÁRIO

“Para dar suporte a outros objetos, podendo ser de cunho decorativo ou não, coloque puxadores de armário a fim de mantê-los nas laterais, mas perto de você”, aconselha o arquiteto. 

5º — PRÁTICO, MÓVEL E BONITO

“Com a estrutura finalizada, comece a alocar o gabinete (CPU), impressora, itens de escritório, artigos decorativos e algumas plantinhas para diferenciar o ambiente. Agora temos um estação de trabalho super confortável, funcional e estético, que irá ajudar na longa jornada de trabalho home office”, conclui.