Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Aprenda como arrumar a casa e tire a vida do caos

Apresentadora Micaela Góes dá o passo a passo; siga as dicas

Redação iBahia • 05/09/2018 às 21:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Roupas amarrotadas no armário, pilha de boletos sobre o criado-mudo, acúmulo de papéis sem utilidade nos armários. A desordem absoluta dentro de casa pode gerar, além de perda de tempo – onde foi que deixei a chave de casa mesmo? –, uma sensação de desconforto. Pior: a bagunça no seu ambiente mais íntimo pode ser o reflexo do seu caos interior — como prega o feng shui. Então, seja para não se atrasar para o trabalho ou para colocar ordem nos próprios pensamentos, mãos à obra.

— Organizar é reeducar, requer um esforço num primeiro momento. Mas, quando começamos a experimentar os benefícios no cotidiano, a tendência é que fique mais fácil prosseguir — ensina Micaela Góes, apresentadora do Santa Ajuda, do GNT.

Inspirada pelas orientações de seu programa, Micaela lançou, em 2017, o livro Santa Ajuda, pela Globo Livros, em que compartilha experiências e dicas valiosas para quem quer pôr a casa em ordem. Organizar é uma questão de hábito, que precisa ser cultivado nos pequenos gestos do dia a dia e, por isso, exige uma dose de disciplina. Para começar, é bom ir desconstruindo certos paradigmas. A organização, na verdade, é nossa aliada: "se você gasta muito tempo procurando alguma coisa, é sinal de que ela está no lugar errado", garante Micaela.

Micaela fez uma lista para ajudar você a colocar a casa "nos trilhos". Confira:

1) Exercite o desapego

O maior inimigo da organização é o apego. É uma questão de lógica: quanto mais a gente acumula, mais coisas nós temos para cuidar — e isso vai exigir mais tempo e disposição para manter tudo arrumado. Na hora de colocar a casa em ordem, o primeiro passo é fazer uma triagem com o intuito de aproveitar o que é útil e eliminar o que não serve. Resumindo, divida o material a ser organizado em três grupos: o que você vai manter, o que vai para doação e o que é lixo.

2) Faça listas
São muitos detalhes para resolver e você está com medo de deixar escapar algum item importante? Coloque tudo no papel. As listas são grandes aliadas de quem precisa tirar a mente do caos porque ajudam a criar um método. Quando anotamos só tópicos no papel, estamos concretizando os nossos afazeres.

3) Estabeleça uma meta que possa cumprir
Se você estipulou que vai dedicar algumas horas do seu dia para organizar a casa, escolha uma tarefa que possa ser executada nesse período. Não faz sentido pensar que é possível arrumar toda a bagunça do armário em apenas duas horas. É importante começar e terminar aquilo que você determinou para enfrentar o caos e seguir adiante. Quando se fala em arrumação, pequenas mudanças podem surtir grandes efeitos.

4) Extraia prazer daquilo que você acha chato
Experimente enxergar as ações de organização como nossas aliadas — afinal, elas nada mais são do que ferramentas de facilitação do nosso dia a dia. Tudo vai fluir muito melhor quando deixarmos de vê-las como um simples castigo. Então, adicione elementos de prazer durante todo o processo. Uma boa música é excelente companhia enquanto o trabalho de arrumação está sendo feito. Vai tornar tudo muito mais leve e dar aquela impressão de que o tempo está passando mais rápido. Você pode abrir até uma latinha de cerveja, que mal tem? Outra tática é dar-se uma recompensa depois: que tal encontrar os amigos ou pedir comida japonesa quando concluir sua meta?

5) Cada coisa no seu lugar
Selecionou o que fica, o que será doado e o que irá para o lixo? O próximo passo é encontrar o lugar certo para cada coisa. Na prática, é só responder uma pergunta bastante simples: em qual lugar você naturalmente procuraria um determinado objeto. Descobriu? É lá que ele deve permanecer. "Isso tem a ver com a relação da pessoa com as suas coisas. Seguindo a lógica da praticidade, guarde num lugar mais à mão o que você usa mais", ensina Micaela.

6) Um cômodo por vez
Um outro bom caminho é dividir a limpeza da casa por cômodo ou programar cada dia da semana para uma tarefa diferente —varrer a sala, juntar a bagunça espalhada, passar pano úmido nos móveis etc. Também vai ajudar muito se cada objeto ficar guardado no cômodo em que ele é utilizado.

7) Tenha prioridades
Comece sempre pelo o que é mais visível, ou seja, por aquilo que incomoda mais. Pode ser a pilha de papel acumulada na mesa de trabalho, ou a louça que está criando raiz na pia da cozinha. Só depois parta para os detalhes, como o interior de gavetas ou armários. Isso vai trazer alívio porque aumenta a sensação de organização do ambiente e certamente irá encorajar você a seguir em frente.

8) Tirou do lugar? Coloque de volta
Organização tem a ver com hábito e condicionamento. Então crie o hábito de tirar do lugar e colocar de volta. Se precisar tomar o remédio que está no armário do banheiro, acostume-se a tampar o frasco e guardá-lo no lugar imediatamente após o uso. Não deixe o objeto "ali" para guardar depois. Não adianta postergar a arrumação para as próximas férias porque, quando os dias de folga chegarem, você vai preferir descansar. Não procrastinar pequenas atitudes vai evitar que você tenha que fazer uma grande ação de organização no futuro.

9) Promova uma "organização express"
O melhor jeito de evitar que a bagunça acumule e domine o ambiente é fazer uma "organização express" diariamente. Antes de ir para a cama, pegue uma cesta ou um balde e percorra todos os cômodos da casa recolhendo tudo o que estiver pelo caminho e devolvendo para o seu lugar correspondente.

10)Simplifique a sua vida
Aprenda a acumular menos e a comprar menos. Assim, você gastará menos tempo para arrumar as coisas ao seu redor. Tudo ficará mais fácil.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento