Arte e Decoração

Aprenda como deixar o espaço da lavanderia mais prático e organizado em quatro passos

As sugestões podem ser aplicadas independente do tamanho do cômodo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você é daquelas pessoas que quanto mais organizado melhor? Se sim, precisa ver essas dicas da Nina Braz, do canal Tu Organizas, para deixar o espaço da lavanderia prático e multifuncional. As sugestões podem ser aplicadas independente do tamanho do cômodo. Confira: 

Foto: divulgação / canal Tu Organizas

1. Setorize e mantenha só o que for necessário

Quando o espaço é despensa, depósito e lavanderia, é muito importante setorizar. Lembre sempre que os produtos de limpeza precisam estar separados dos alimentos. Além disso, bagunça é geralmente quando não há lugar definido para cada objeto. Use e abuse de caixas organizadoras, gaveteiros e cestos multiuso. Se na casa tiver crianças, mantenha os produtos de limpeza em prateleiras altas para evitar problemas.

2. Organize conforme o uso 

Depois de setorizar, é hora de pensar no uso dos itens da lavanderia. O que usamos mais? Tenha sempre à mão os produtos para o dia a dia, como borrifadores para produtos de limpeza. Separe produtos por categorias como produtos para lavagem de roupa e limpeza da casa. Dentro das gavetas, organize também os objetos como panos, esponjas e escovas na vertical para ganhar espaço interno e deixar tudo visível. 

3. Aproveite cada cantinho

É possível aproveitar mesmo os pequenos cantos ou paredes sem uso. Utilizar ganchos e prateleiras ajuda a trazer mais espaço para alocar os objetos. Suportes curvos também podem servir para pendurar vassouras.

Ainda, produtos dobráveis e retráteis, como uma mesa de passar na parede, atrás da porta são uma ótima pedida para otimizar o espaço. 

4. Capriche na decoração

Com cada objeto em seu lugar, aposte também em detalhes de decoração, porque a lavanderia também merece esse cuidado. Plantinhas, quadrinhos e o que mais você preferir.