Arte e Decoração

Aprenda como esconder fios e cabos pela casa sem prejuízos na conexão

Para aqueles que vão fazer obra ou estão de mudança, a primeira sugestão é pensar em onde ficarão os aparelhos antes de fechar o projeto dos cômodos

Bernardo Yoneshigue, da Agência O Globo

Computadores, televisões, roteadores... Na era digital, perdemos a conta dos aparelhos tecnológicos que ficam espalhados pela casa. Todos eles podem trazer uma dor de cabeça em comum: a dificuldade de organizar e esconder os fios que ficam, muitas vezes, aparentes. Além disso, em tempos de home office e ensino remoto, outra preocupação é manter a qualidade do sinal. Por isso, o EXTRA ouviu especialistas que deram dicas para acabar com a bagunça dos fios sem perder a conexão.

Para aqueles que vão fazer obra ou estão de mudança, a primeira sugestão é pensar em onde ficarão os aparelhos antes de fechar o projeto dos cômodos. É o que explica o arquiteto Bruno Moraes:

— Ao definir os aparelhos, nós vamos saber se acessam a internet através de cabo ou wifi, a quantidade de tomadas que vamos precisar para ligar todos os equipamentos, quantos cabos HDMI, cabos de som entre outros fios que vamos ter que passar.

Com projetos que já estão prontos, o arquiteto destaca que o uso de um painel de madeira afastado da parede é um grande aliado para esconder os fios e manter a decoração da casa. Ele acrescenta que é bom não deixar só um conduíte para passar os cabos dentro das paredes. Uma infraestrutura superdimensionada, com 2 ou 3 conduítes, pode ser uma boa quando não se sabe quantos fios serão utilizados.

Foto: Projeto Arquiteta Cyntia Sabat

— Executar um forro de gesso também é uma ótima opção nesse caso para, se necessário, passar o cabeamento sobre o forro. Ele permite uma boa flexibilidade para correr com os cabos sem ter que passar por uma quebra de parede — sugere Bruno.

Para os roteadores, o arquiteto destaca que prefere os modelos de teto, que além de discretos, costumam ser eficientes.

Se quiser esconder o roteador, a arquiteta Cyntia Sabat diz que com a marcenaria é possível até mesmo criar uma porta de correr e colocá-lo dentro:

— Assim, o equipamento não estará exposto e os fios serão passados pela marcenaria diretamente a tomadas, mantendo o ambiente clean e seguro. Lembrando sempre que em alguns casos a porta tem de ser ripada para poder passar o sinal com melhor qualidade.

Uma outra dica legal que a arquiteta utilizou em um de seus projetos para esconder os cabos da televisão foi colocar na parede um tubo de 40 mm, ao invés de um conduíte. Com mais espaço, o tubo permite passar o cabo HDMI sem precisar cortar o conduíte, e deixa mais espaço caso haja a necessidade no futuro.

Caixas organizadoras ajudam

Foto: Reprodução / Pinterest / Fernanda Antunes
A profissional de organização Conceição Leal ajuda seus clientes a darem um jeito na bagunça. Para os fios que ficam pendurados, ela sugere o uso de ganchos que podem segurar os cabos e deixá-los mais organizados.

Para aparelhos que precisam ficar conectados a outros, Conceição sugere adquirir algumas caixas que podem ser adaptadas para acomodar os fios e escondê-los na decoração:

— Caso haja espaço para empilhar caixas organizadoras, elas podem ser usadas para acomodar os aparelhos eletrônicos que estão conectados ao aparelho. Fazendo um furo num dos lados da caixa, que ficará virado para trás, a tomada pode sair por ele.

Todo o restante da fiação ficará dentro da caixa.