Comportamento

Aprenda mantras, posturas e meditações para encerrar 2020 com leveza e paz

“O Yoga com sua imagem de antídoto contra o stress foi à válvula de escape de muita gente que viu sua vida ser bagunçada de uma hora pra outra”, explica Priscilla Leite

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O ano de 2020 trouxe várias mudanças para a rotina das pessoas e o grande desafio de manter a saúde mental e física em dia. Nesse contexto, a Yoga conquistou vários novos adeptos. No Google, a procura por “ioga on-line” foi, no primeiro semestre 25 vezes maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

“O Yoga com sua imagem de antídoto contra o stress foi à válvula de escape de muita gente que viu sua vida ser bagunçada de uma hora pra outra”, explica precursora do Yoga online no Brasil, Priscilla Leite.

Para relaxar e desintoxicar antes de começar o ano novo, Priscilla Leitte reuniu algumas posturas, mantras e meditações. Confira: 


Postura da criança 

Foto: divulgação

Em um tapete de yoga, sente-se sobre os joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete. Você irá sentir um alongamento nas costas e possivelmente nos quadris. A Intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso.

Postura da pinça (Paschimottanasana)

Foto: divulgação

Esta postura é uma das melhores opções de ioga para acalmar o cérebro, pois ela proporciona alivio do estresse da depressão leve e também ajuda a reduzir a ansiedade e a fadiga e ainda pode ser muito benéfica no combate à insônia, promovendo um bom sono.

COMO FAZER?

Sente-se sobre seu tapete, com as costas retas e as pernas alongadas para frente.

Exale e dobre o corpo para frente, tocando as pontas dos pés com as mãos;

Depois, agarre os dedos dos pés e descanse a frente na parte superior das panturrilhas ou sobre os joelhos;

Mantenha a posição durante 10 segundos e descanse.

Procure completar 8 ou 10 repetições.

Postura da borboleta deitada (SuptaBuddhaKonasana)

Foto: divulgação

A postura da borboleta deitada é uma postura relaxante e restauradora. Para praticá-la você deve estar o mais apoiado no tapete e confortável possível. Você pode usar essa postura no final de uma sessão de ioga, ou pela manhã ou à noite, para começar ou terminar o dia.

Como fazer:

Deite de costas;

Dobre os joelhos, mantendo as solas dos pés no chão;

Abra os joelhos para os lados, aproximando as solas dos pés;

Seus braços podem estar em qualquer posição confortável, acima da cabeça, relaxados ao lado do corpo ou apoiados nas coxas são algumas opções;

Fique nessa posição alguns minutos enquanto a gravidade trabalha para aprofundar seu alongamento. Respire naturalmente durante toda postura;

Se você estiver praticando-a em casa, defina um cronometro para cinco ou 10 minutos para que você possa relaxar completamente.

Savasana 

Foto: divulgação

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: Produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal. 

Veja como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração se preferir e preste atenção na sua respiração.  

 

Confira alguns mantras e meditações que podem ser feitos em conjunto e fortalecer ainda mais a conexão entre corpo e mente