Arte e Decoração

Aprenda passo a passo para montar uma linda mesa para o Dia dos Namorados

Se você vai vai comemorar a data em casa, confira essas dicas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Dia dos Namorados será comemorado no próximo sábado (12) e, em meio a pandemia, muitos casais optaram por celebrar a data em casa. Se esse é seu caso, confira dicas da arquiteta Thaís Fonseca para montar uma linda mesa:

Para preparar uma linda mesa para o dia dos namorados, a dica é usar a criatividade. Inspire-se em coisas que o casal gosta, tanto no tema da mesa quanto no cardápio que irá servir.

A primeira coisa a definir, será qual o período da refeição, se será um café da manhã delicioso, um almoço romântico ou um jantar. A mesa deverá ter os elementos de acordo com horário e com o cardápio. As cores podem ir do rosa ao vermelho, para trazer o clima de romance, e podem ter outras secundárias como o branco, o preto, o dourado, prata ou rosé e verde.

Use objetos decorativos que tiver relação com o amor, pode ser porta retrato, palavras, corações, esculturas de casal ou aos pares. 

Pode usar toalha de mesa ou uma passadeira, se quiser. Uma ideia criativa é usar uma faixa de adesivo lousa e escrever umas mensagens de amor, declarações. 

Como exemplo, preparei uma mesa para jantar e a ideia é petiscar antes do prato principal. 

Para esta mesa, utilizei o souplat dourado, para trazer um pouco de sofisticação e escolhi pratos brancos com detalhes delicados para deixar mais romântico.

Os guardanapos de tecido vermelhos são o destaque da mesa e aqui vale uma dica de formas de usar esse item. Para esta mesa, eu passei os guardanapos, dobrei na metade e juntei todas as pontas, formando um losango e usei um porta guardanapos, também dourado, para posicionar no centro do prato. 

Outra opção que também se faz presente na mesa, é o formato de flor. Para esse formato, abra o guardanapo e posicione um garfo no centro do guardanapo e comece a girar o garfo e com a outra mão, vá ajudando a formar a flor, coloquei um elástico para manter a forma. Você pode ainda usar o guardanapo em formato de coração no centro do prato. Na internet tem vídeos ensinando essa dobra.

Utilizei talheres rosé, e aqui vale usar o que você tenha disponível, não se preocupe tanto com deixar tudo combinadinho, o importante é fazer tudo com amor. Para posicioná-los, coloque sempre o garfo no lado esquerdo do prato e a faca do lado direito. Se tiver colher, ao lado da faca, e se o guardanapo ficar na mesa, coloque ao lado do garfo. 

Pensando em uma mesa de jantar com queijos e petiscos e depois uma massa deliciosa, um vinho para acompanhar é sempre muito bom. Então, completei com uma taça de vinho e outra de água, que também devem se posicionar no lado direito e acima do prato. 

Travessas em formato coração para os peticos ou frutas para foundi e tábua de madeira em formato coração para apoio de prato quente. Um rosa ou flores não pode faltar, pois elas trazem a delicadeza e o perfume de romance e, para finalizar o clima, luminárias de vidro com macramê e velas de led. 

Seguindo as dicas, não tem como não surpreender o seu amor e ter uma noite maravilhosa.