Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Arquiteta dá dicas para montar cozinhas bonitas e funcionais

A escolha dos armários e bancadas é um dos pontos chaves para acertar na decoração da cozinha

Redação iBahia • 04/12/2020 às 17:02 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As cozinhas são bem mais que um espaço de preparar as refeições. O cômodo também se transformou em um lugar para receber familiares e amigos para momentos de lazer e descontração. Assim, é imprescindível pensar em uma decoração que reúna funcionalidade, praticidade e beleza.

A escolha dos armários e bancadas é um dos pontos chave para acertar na decoração da cozinha. Eles trazem personalidade para o cômodo e ainda tornam o ambiente prático e confortável. Uma opção para quem quer gastar menos sem abrir mão da qualidade e da versatilidade de um armário planejado são os armários modulados – aqueles já comercializados em módulos adaptáveis a qualquer tipo de projeto.

A arquiteta e designer de interiores Letícia Oliveira, parceira das Cozinhas Itatiaia, separou algumas dicas importantes e práticas para te ajudar na missão de montar a sua cozinha. Confira:

Foto: divulgação

Cozinhas pequenas [ideal para pequenos espaços]

É possível deixar a cozinha organizada e bonita esteticamente. Uma ótima opção é a utilização de armários aéreos para aproveitar os espaços verticais e transformar as paredes em locais proveitosos. Esse tipo de armário pode ser de diferentes tamanhos e formatos, como por exemplo: abertura tipo báscula instalado acima do depurador, seguido de portas com aberturas para a direita ou esquerda e até mesmo com portas de vidro, o que, além de facilitar a visualização dos acessórios da cozinha, também auxilia na decoração do ambiente.

A fim de maximizar o espaço e garantir o conforto, a escolha de módulos multifuncionais auxiliam na armazenagem e organização dos utensílios da cozinha, visto que eles também desempenham outras funções. Um exemplo é o paneleiro que além de armazenar panelas, também conta com um espaço especial para micro-ondas ou forno com saída de ar quente.

Cozinhas integradas [conceito aberto]

Com as cozinhas cada vez mais compactas, é comum encontra-las integradas às salas de estar ou jantar, com o intuito de dar a sensação de amplitude no ambiente, otimizar o espaço e gerar maior interação entre amigos e familiares.

Apostar em cores neutras e em bons acabamentos é fundamental para que haja uma boa comunicação entre os espaços.

Espaço gourmet (externas)

O modelo de espaço gourmet, hoje muito encontrado em coberturas de apartamentos e residências, também possibilita a integração de ambientes, uma vez que é pensado para receber visitas e reunir a família. Alguns itens são comumente encontrados nesse ambiente, como churrasqueira, cooktop e pia, além de outros itens como freezer e micro-ondas.

Visando a organização e otimização do espaço, os balcões, sejam eles para cooktop ou pia, são uma ótima escolha pois, além de servirem como suporte para esses itens, possibilitam organizar e armazenar os utensílios usados no dia a dia, já que possuem amplo espaço interno.

Outra dica que também contribui para a decoração do espaço gourmet é a utilização de módulos aéreos de alturas distintas, fazendo com que eles fiquem propositalmente desalinhados em altura. Isso possibilita valer-se de elementos decorativos sobre os armários, que ficarão mais baixos, deixando o ambiente mais bonito, aconchegante e a cara do dono.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração