Economia

Arquiteto baiano recebe prêmio internacional

Antônio Caramelo é conhecido pela criação de grandes projetos do mercado imobiliário

Rafaele Rego (rafaele.rego@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Ele tem 40 anos de carreira e é um dos arquitetos mais renomados de Salvador. Conhecido pela criação de grandes projetos do mercado imobiliário, Antônio Caramelo viaja na próxima sexta-feira, 26, para receber o prêmio Americas Property Awards em Londres. O reconhecimento foi da comunidade internacional em três categorias: Uso Misto com o projeto Salvador Prime; Comércio, com o prédio da Syene Corporate e Varejo com a Perini Graça.


Para o arquiteto, a recompensa foi sem dúvida um presente para a Caramelo Arquitetos Associados. “É um divisor de águas, já tínhamos recebido outros prêmios, mas nenhum tem a força e expressão deste”, afirma Caramelo que acredita que o sucesso seja resultado de um amplo processo de pesquisa. “Existe um trabalho de pesquisa muito grande por todo o mundo, principalmente na busca por novos materiais, critérios de funcionalidade e sustentabilidade”, explica o especialista.


Um dos projetos vencedores do concurso, o Syene Corporate, terá telhas termoacústicas e vidros de alta performance, reduzindo a carga térmica do edifício; captação e reaproveitamento de águas pluviais; instalação de unidades coletoras de descartes recicláveis em todos os andares das torres; uso de piso elevado e forros modulados 100% reciclados e recicláveis e utilização de sanitários a vácuo.


Caramelo conta que hoje em dia, a sustentabilidade no ramo da arquitetura tem muito valor. “Não se pode mais pensar em um projeto que não esteja de acordo com os critérios da sustentabilidade”. O evento é parte do concurso International Property Awards, o mais prestigiado do mundo, que tem por objetivo premiar os melhores profissionais do ramo imobiliário e será realizado em associação com a Bloomberg Television. Lucas McKend, diretor para mercados imobiliários do Google Reino Unido e Peter Bolton King, executivo-chefe da Federação Nacional de Profissionais Imobiliários, serão apenas dois dos 19 juízes da maior expressividade no ramo.

Salvador Prime - O empreendimento forma uma área construída final de 176.560.85 m2 e 1.743 unidades imobiliárias
Syene Corporate - O projeto conquistou o Selo de Alta Qualidade Ambiental -  Aqua
A Perini foi comparada com delicatessens de Paris, Londres e Canadá