Comportamento

Arrase na web: especialista dá dicas sobre posts para Facebook e Instagram

Matheus Black explica que existem diferentes possibilidades de conteúdos para cada uma dessas duas redes sociais

Redação Dino

Matheus Black, especialista em marketing digital, explica diferentes tipos de posts paras as redes sociais preferidas dos brasileiros e afirma que não existe certo ou errado na hora de publicar - o segredo é testar – mas com certos cuidados.

O Instagram e o Facebook estão entre as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros, segundo o Statista, portal alemão de estatísticas que disponibiliza dados coletados por institutos de pesquisa de mercado e opinião derivados do setor econômico. O levantamento divulgado ainda no ano passado mostra que no Brasil cerca de 114,5 milhões de pessoas estarão conectadas às redes sociais até o final de 2023.

O Instagram teria 50% de todos os usuários no país com crescimento de 230% somente nos dois últimos anos. O Facebook contaria com cerca de 30% dos perfis em redes sociais ativos entre os brasileiros.

Na entrevista abaixo Matheus Black fala um pouco sobre os tipos de posts existentes, o que realmente é um post de sucesso e um post fracassado e comenta a respeito de alguns cuidados que é preciso tomar na hora de produzir conteúdo para redes sociais de empresas - tópico da primeira pergunta.

-O que postar na página nas redes sociais de uma empresa?

Entre as dicas para ter bom desempenho estão fotos de produtos ou serviços, imagens relacionadas a esses produtos e serviços, mas as possibilidades vão muito além disso. Cada rede tem sua peculiaridade. No Facebook alguns formatos legais têm a ver com notícias do seu ramo, enquetes de opinião, incitar as pessoas a participarem, interagirem com sua página, criar promoção através de compartilhamento de conteúdo e marcar amigos, por exemplo. No Instagram é interessante mostrar bastidores, explicar como se usa um produto, trabalhar com hashtags para promover.

-O que é preciso levar em conta na hora de publicar conteúdo no Facebook e outras redes sociais de uma empresa?

Para uma imagem empresarial é necessário extremo cuidado na hora de postar conteúdo nas diversas redes. Muito cuidado com imagens, termos, frases, que podem desencadear certos resultados negativos que devem ser evitados. As pessoas estão cada vez mais ligadas no politicamente correto e não toleram discriminação, preconceitos, erros ortográficos, descumprimento de prazos de promoções e etc.

-Existem tipos diferentes de posts? Quais são alguns deles?

Sim, existem vários tipos de posts, como formato de imagem, vídeos, review de produtos, artigos, blog, tutoriais, dicas, listas, posts interativos, conteúdo noticioso. São alguns dos tipos possíveis. Tem também o IGTV, tem o ‘Reels’ que o Instagram acabou de lançar. Temos os próprios Stories, que dentro deles tem vários conteúdos possíveis. Eu costumo dizer que o Instagram não é uma rede social, mas três. O Feed, o IGTV e o Storie. São três redes dentro de uma.

-Existem posts que funcionam melhor do que outros?

Não existe certo ou errado, existe teste. Tem que ter uma diversidade de posts com diferentes conteúdos. Dentro dos testes, para diferentes negócios, você vai ver qual se adéqua melhor ao seu negócio, seja vídeo, foto, matéria, cada um vai engajar melhor dependendo do assunto, do conteúdo. Não tem certo ou errado, tem que testar para ver qual o ideal.

-Muita interação significa necessariamente um post de sucesso?

Não necessariamente. Quando a gente fala em interação isso significa bastante comentário e compartilhamento. Não é porque teve bastante comentário, que é um post de sucesso. Além de interação e engajamento, como eu disse, para ser um post de sucesso tem que envolver a resolução de um problema ou levar informação para a audiência.

-Como podem ser úteis e quando utilizar enquetes, por exemplo?

A enquete você pode usar para ganhar mais interação e gerar valor para a empresa. Você pode perguntar pela preferência de cores a respeito de um produto, você pode convidar o seguidor para pensar sobre a marca, gerar consciência, votar a personalidade de um mascote, retirar insights sobre as preferências do consumidor. Existem várias maneiras criativas de usar a enquete, depende dos objetivos da empresa, do que você está querendo alcançar. Tem que pensar além do formato de questionários, dá para usar como suporte para sua empresa as respostas que você vai receber?


-Como conseguir melhorar a interação por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos?

É legal sempre incitar o seu seguidor a tomar uma ação, seja colocando uma pergunta no final de casa post, tipo "Gostou? Comenta aqui embaixo". Ou "Se você chegou até aqui, deixe seu comentário para continuarmos criando novos conteúdos". E ainda colocar uma pergunta direta para as pessoas, como "O que você achou disso ou daquilo?". É sempre uma boa ideia colocar uma call action, ou chamada de ação, para que os seguidores tomem uma determinada atitude.