Comportamento

Arrumar crianças para escola é quase dia extra de trabalho, aponta estudo

O estudo ouviu mais de duas mil pessoas, pais de crianças com idades entre 5 e 12 anos

Evelin Azevedo, da Agência O Globo
Arrumar as crianças para levá-las à escola equivale a um dia extra de trabalho para os pais. São gastas, em média, duas horas diárias para deixá-los prontos e na porta do colégio. Esse é o resultado de um levantamento feito pela Edelman Intelligence, a pedido da Kellogg’s. O estudo ouviu mais de duas mil americanos, pais de crianças com idades entre 5 e 12 anos.
No Brasil, a realidade não é diferente. A empresária e esteticista Natalia Nascimento, de 36 anos, mãe do João, de 5, conta que é no trabalho onde ela relaxa ao comparar com a maratona que enfrenta todas as manhãs.
— O que me cansa é a quantidade de vezes que tenho que falar a mesma coisa. “João coloca a roupa enquanto faço o café da manhã”, aí quando volto ao quarto ele ainda está deitado na cama. “João vai escovar o dente. Chego no banheiro, está parado. Na hora de tomar café fica uma hora para comer. Resumindo: logo de manhã eu já gritei, me estressei, já cheguei atrasada na escola e no trabalho — diz.
As queixas de Natalia são relatadas na pesquisa. De acordo com o levantamento, os pais precisam lembrar seus filhos de se vestir, escovar os dentes ou calçar os sapatos pelo menos duas vezes durante a manhã. No fim do ano letivo, eles terão pedido aos filhos que se apressem quase 540 vezes. Em média, os pais pulam em torno de dois cafés da manhã por semana porque seus filhos os atrasam.
— O esgotamento energético já nas primeiras horas da manhã se refletem no decorrer do dia. Visto que as primeiras horas da manhã são fundamentais para manutenção da energia e, consequentemente, para sua qualidade de vida e produtividade — explica, Rita Carvalho, especialista em Desenvolvimento Humano.
De acordo com a psicóloga Ivana Cabral, a organização é a saída para não perder a cabeça durante o ano letivo. — O ideal é separar o uniforme e deixar a lancheira pronta para o dia seguinte antes de ir dormir — afirma.
Para se organizar
Faça um planejamento semanal
Pense durante o fim de semana nos lanches que seus filhos levarão para a escola. Certifique-se de que você tem em casa todos os itens necessários para montar a lancheira
Aproveite o dia anterior
Separe os uniformes, o lanche e arrume a mochila do seu filho no dia anterior. Isto vai facilitar a saída de casa pela manhã e evitar atrasos
Transforme em brincadeira
Que tal fazer da ida para a escola em um desafio de velocidade? Vale combinar com o seu filho que se vocês não se atrasarem, a família vai passear no fim de semana, por exemplo
Use a tecnologia
Existem alguns aplicativos que ajudam na organização e produtividade que podem facilitar o período de preparo das crianças, como o Any.do e o Trello
Imprevistos acontecem
É importante ter em mente que nem sempre tudo vai sair conforme o planejado. Portanto, quando tudo der errado, tente não se estressar nem descontar sua frustração em seus filhos.