Arte e Decoração

Aspirador de pó além da limpeza: saiba como usá-lo para otimizar seu tempo

Aprenda alguns truques de como usá-lo e dê mais agilidade e eficiência nos cuidados com a casa

Agência O Globo

Fazer faxina tem sido cada vez mais simples com a tecnologia dos eletrodomésticos, e um dos principais aliados a essa tarefa é o aspirador de pó. Com ele, é possível fazer mais do que apenas limpar os ambientes. Aprenda alguns truques de como usá-lo e dê mais agilidade e eficiência nos cuidados com a casa.

Localizar objetos perdidos: é possível encontrar brincos, anéis e outros itens pequenos de maneira prática. Basta pegar uma meia-calça e amarrar no encaixe para bocal do aspirador, ou seja, aquele “cano” onde são encaixados os bocais específicos para cada tipo de superfície. Para isso, prenda a meia-calça com um elástico e deixe bem firme. Em seguida, passe o aspirador pelo chão e móveis até que o objeto fique preso à meia.

Aromatizar o ambiente: uma colher de canela dentro do saco do aspirador durante o uso ajuda a eliminar cheiro de animais pela casa ou odores como o do cigarro, comida queimada e umidade.

Remover manchas: manchas no sofá, cama ou tapete podem ser facilmente removidas. Basta fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio e água e esfregar sobre a superfície manchada. Depois, é só aguardar 30 minutos e passar o aspirador no local.

Eliminar marcas de móveis sobre o tapete: coloque cubos de gelo sobre as marcas e deixe derreter. O gelo derretido vai preencher as fibras do tapete, eliminando as marcas. Agora é só passar o aspirador para secar e deixar o tecido como novo.

Higienizar tecidos: aspire cortinas, colchas de cama, forros de sofá e cobertores antes de colocá-los para lavar. Esse passo vai diminuir consideravelmente a quantidade de poeira a ser retirada das peças, facilitando a lavagem.