Comportamento

Astróloga dá sete dicas para sobreviver ao Mercúrio retrógrado

Período vai até 6 de dezembro

Agência O Globo

Mercúrio é um planeta de movimento mais rápido e representa a comunicação, os negócios e o sistema nervoso. Como nos lembra a astróloga Renata Neme, seu período de retrogradação começou em 17 de novembro e vai até 6 de dezembro. E quando o planeta anda “para trás”, a comunicação, os negócios e os relacionamentos são prejudicados. Mas não há motivo para pânico: Renata mostra como evitar os efeitos desagradáveis.

1. Fique tranquila
O período de retrogradação de Mercúrio tem início, meio e fim — ele começou em 17 de novembro e vai até 6 de dezembro. Por isso, encare o processo de maneira consciente, para que possa lidar com os imprevistos e mudar sua forma de reagir às possíveis frustrações. Tudo no universo existe para o propósito de ajuste espiritual.

2. Exercite a paciência
A comunicação, nesta fase, costuma ser bastante truncada. Por isso, o momento é marcado por fofocas e desentendimentos. Deixe conversas importantes para depois, para que sejam feitas com calma e sem esse tipo de influência. Trabalhe a tolerância.

3. Atenção redobrada

Decisões importantes, como assinatura de contratos, fechamento de negócios, compra, venda ou aluguel de imóveis e inaugurações de empreendimentos, precisam ser tomadas com muita cautela. Leia os documentos mais de uma vez e, se possível, peça que uma outra pessoa os revise também.

4. Desarrume as malas

Deixe as viagens para depois. Mas, se for marcá-las, fique de olho em todos os detalhes, como documentos, seguros, passaportes e reservas. Sair mais cedo para aeroportos e rodoviárias também é indicado para evitar atrasos.

5. Altar consciente
Casais, prestem atenção: caso a data da cerimônia já esteja marcada, vistoriem com cuidado todos os detalhes, como prazos de entrega e horários de chegada e saída de fornecedores. Isso vai evitar surpresas desagradáveis.

6. Olho no relógio
Atrasos se tornam mais frequentes durante esses dias, porque o trânsito, de uma maneira geral, fica mais difícil. Pequenos problemas acabam gerando grandes retenções. Por isso, saia mais cedo, mesmo para os compromissos mais descontraídos, como cinema e teatro.

7. Aparelhos nos trinques

Invista em capa e película de proteção para celulares. Vale aumentar os cuidados com equipamentos eletrônicos, como os aparelhos telefônicos, que tendem a apresentar problemas de funcionamento e defeitos.