Literatura

Bahia literária: Salvador tem três lançamentos de livros de escritores baianos

Eventos acontecerão nos dias 11, 12 e 16 de julho

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Bahia também é (e ninguém duvida disso) uma terra que exala literatura e isso pode se comprovar com a sequência de laçamentos de livros de autores baianos nos próximos dias. Matheus Peleteiro, Lázaro Ramos e Breno Fernandes apresentam suas obras para o público no dias 11, 12 e 16 de julho, respectivamente. 

Confira abaixo alguns detalhes sobre as obras que serão lançadas, além das datas e horários da sessão de autógrafos.


  • 'Nossos Corações Brincam de Telefone Sem Fio', de Matheus Peleteiro

O livro de poemas é o sexto do jurista, que também já publicou outras obras, alternando entre gêneros com coletâneas poéticas, romances e contos.

Foto: Divulgação
Peleteiro reúne, em seu mais novo trabalho, seus mais impactantes poemas de amor, no intuito de evidenciar o sentimento como um instrumento de resistência, e a sua capacidade de fazer com que adversidades possam ser enfrentadas com serenidade. Assim, ainda que o tema central da sua nova obra seja o amor, não é preciso mais do que a leitura de dois poemas para que se perceba que o livro contempla um universo muito mais amplo.

Quando: 11 de julho (quinta-feira, 11/07)
Onde: Tropos Co. – Rua Ilhéus, 214, Rio Vermelho
Horário: a partir das 19h
Valor do Livro: R$ 30. Entrada gratuita.

  • 'Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser', de Lázaro Ramos

Este é o terceiro livro infantil do ator e é parte do projeto “Sinto o que sinto”, do Mundo Bita. As ilustrações, releituras da identidade visual do Mundo Bita com toques autorais, ficaram a cargo de Ana Maria Sena, jovem ilustradora brasiliense. A obra, que discute temas importantes para crianças e adultos – sentimentos, ancestralidade, pertencimento, diversidade cultural, aceitação e respeito às diferenças –, tem como protagonista o personagem Dan, já conhecido entre os fãs do Mundo Bita.

Foto: Fernando Mello/Divulgação
O livro conta com dois enredos numa mesma narrativa. Nele, podemos acompanhar Dan em um dia comum em que passa por diferentes momentos que trazem à tona sentimentos distintos e, ao fim, amarra o orgulho sentido por Dan à percepção de ancestralidade e pertencimento trazidas pela história de seus antepassados, Asta e Jaser.

Data: 12 de julho (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Entrada: uma lata de leite em pó infantil (trocada pelo convite de acesso)
Convites: distribuídos na bilheteria da Caixa Cultural Salvador, a partir das 9h do dia 11/7 (quinta), mediante a doação de uma lata de leite em pó

  • 'A Mão do Poeta', de Breno Fernandes

Uma sereia vingativa no Dique do Tororó. Um fantasma triste no Porto da Barra. Um viajante do tempo preso no Forte São Marcelo. Um portal para outra dimensão em plena Passarela da Rodoviária... É assim, repleta de seres e de acontecimentos fantásticos, a Salvador que o escritor Breno Fernandes imagina nos contos de seu novo livro, A mão do poeta.

Foto: Leonardo Pastor/Divulgação
O autor afirma que, para criar as dez histórias que estão em A mão do poeta, buscou inspiração em diversas fontes: de Jorge Amado a JK Rowling (autora da série Harry Potter). Dos autores do realismo mágico latino-americano ao cinema de Hollywood.

O quê: Lançamento de A mão do poeta (64 págs.), de Breno Fernandes
Quando: 16 de julho de 2019 (terça-feira) a partir das 18:30
Onde: No estande da Caramurê no 2° piso do Shopping Barra.
Editora: Caramurê