Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Bahia reúne história, cultura, religião e turismo em um só lugar

A Bahia é o Estado onde nasceu o Brasil. Aqui, a mistura de povos e costumes deu origem à uma cultura que tem a diversidade como marca registrada

• 27/08/2014 às 19:20 • Atualizada em 30/08/2022 às 14:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Da arte à culinária, da arquitetura à música, do tradicional ao moderno, da fé às festas. Na Bahia, a diferença é que faz a identidade de um lugar abençoado pela natureza com o maior litoral do país: 1.183 quilômetros de praias e sol quase o ano inteiro.
São mais de 500 anos de história, desde que as primeiras naus lusitanas aportaram e encontraram essa terra, habitada por diversas tribos indígenas. Depois dos brancos europeus vieram os negros africanos, trazidos como escravos. Foi aqui no litoral da Bahia que, em 1549, os portugueses escolheram esse lugar para fundar a cidade do Salvador, a primeira capital do Brasil. Em cada canto da Bahia tem um pouco da história e da cultura formada por esse caldeirão étnico, que deu origem à um povo alegre e hospitaleiro, que ama o ritmo dos tambores, que dança na cadência do samba, que acredita em santos e orixás, que gosta de frutos do mar e pimenta, que traz sempre um sorriso estampado no rosto e faz a maior festa de rua do mundo: o Carnaval.
Um dos principais polos turísticos do Brasil, a Bahia oferece mais de 25 destinos completos e roteiros para todos os gostos. Golfe, surfe, náutica, ecoturismo, enoturismo, turismo de aventura, turismo étnico e um patrimônio histórico-cultural, que encanta visitantes do mundo inteiro. As igrejas, os casarões do Centro Histórico, a música, a capoeira, o sincretismo religioso, a alegria e o calor dessa gente fazem da Bahia um lugar especial, que desperta a cada dia o interesse de novos turistas.
A temperatura média de 26º C e o clima tropical e úmido são ideais para se aproveitar as águas mornas e transparentes de praias propícias para banho e esportes náuticos. Quem chega na Bahia, seja através de aeroportos - são 2 internacionais e 7 regionais , helipontos, estradas, portos ou marinas, encontra uma completa infraestrutura turística e hoteleira, que oferece confortáveis e charmosas pousadas e o maior complexo de hotéis e resorts da América do Sul.
Mas a Bahia não basta ser visitada, precisa ser vivenciada. E viver essa terra é se misturar à sua gente, conhecer seus costumes e experimentar seus sabores. É sentir a brisa do mar, o gosto e o aroma inconfundíveis da sua culinária, o calor e a emoção que só mesmo a Bahia pode oferecer. Afinal, a Bahia tem o maior calendário de festas do país, o maior litoral do país, a maior baía tropical do mundo, o maior patrimônio colonial do Brasil, o maior acervo de cavernas do Brasil e a maior festa popular do mundo. A partir de agora, descubra essa mistura de ritmos e cores, de sol e praia, histórias e sabores, porque a Bahia é tudo isso e muito mais. DADOS GERAIS - Área: 567.692.669 km² * - Unidades de conservação: 31,96 mil km² - Temperatura média do ar e da água: 26ºC - Média anual de horas de sol: 2.500 horas - Extensão do litoral: 1.183 km - População do Estado: 14.080.654 - Zona rural aproximadamente: 40% - Zona urbana aproximadamente: 60% - População da capital: 2.948.703

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais