Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Baiana empreende e cria portal afrocultural soteropolitano

Jamile, que também trabalha como assessora,atribui ainda sua veia empreendedora à sua passagem pelo Instituto de Mídia Étnica

Redação iBahia • 14/10/2016 às 11:55 • Atualizada em 29/08/2022 às 0:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Jornalista e filha do recôncavo baiano, Jamile Menezes sempre teve muita percepção sobre a cultura negra da Bahia e como essa "efervescência" é um campo que necessita ser visto e, além de tudo, reconhecido. Por isso, a comunicadora decidiu criar o Soteropreta, um portal afrocultural "construído, formado, mobilizado e destinado à população negra".

				
					Baiana empreende e cria portal afrocultural soteropolitano
Foto: Divulgação
"É a primeira iniciativa exclusiva para este conteúdo. Ou seja, teremos conteúdo voltado para os diversos campos da cultura negra na cidade", conta a jornalista de olhar firme, que lançou oficialmente o portal nesta semana e sabe que há desafios ao empreender nesta área, mas também oportunidades e demandas que precisam ser "identificadas, entendidas e captadas para produção".
Ainda de acordo com a moradora do bairro do Tororó, em Salvador, "em qualquer tempo é preciso empreender". "Negros e negras são maioria de Microempreendedores. Temos ideias geniais, criativas. E com a crise criamos alternativas", ressalta. A baiana de voz serena e quase 1,80 m de altura, acredita no potencial da capital baiana e investe nisso, com conhecimento das implicações que poderão surgir. "Ninguém disse, nem diz, que será fácil. Não é e jamais será".
Jamile, que também trabalha como assessora de comunicação, atribui ainda sua veia empreendedora à sua passagem pelo Instituto de Mídia Étnica, a relação com o movimento negro, o trabalho de produção artística, o casamento com a cantora Savannah Lima e "as inspirações de grandes mulheres negras tombadoras que tão mudando a cidade, o país, e a filosofia africana Ubuntu, que trata da importância de alianças e solidariedade entre as pessoas".
*Midiã é jornalista e responsável pelo site Lista Negra, que conta histórias de vida de empreendedores negros e escreve para o iBahia.com quinzenalmente às quartas-feiras.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia