Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Baterias comestíveis são criadas para implantes e sensores médicos

Algumas doenças utilizam como tratamento implantes temporários que utilizam baterias. Estas costumam ser uma preocupação dos médicos, devido à toxicidade dos materiais que armazenam energia. Para solucionar o problema, uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criou uma bateria comestível.

• 10/04/2013 às 11:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

capa-baterias.jpg
No final do processo, a bateria segue o caminho através do restante do trato gastrointestinal e desaparece
Imagens: reprodução

Algumas doenças utilizam como tratamento implantes temporários que possuem baterias. Estas costumam ser uma preocupação dos médicos, devido à toxicidade dos materiais que armazenam energia. Para solucionar o problema, uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criou uma bateria comestível.

A bateria alimenta biossensores capazes de detectar doenças específicas, além de monitorar a função gástrica ou intestinal

"A ideia de fazer baterias comestíveis tem o objetivo de construir fontes de energia para dispositivos médicos que possam ser tomados oralmente - tornando-os não invasivos - usando materiais que são ingeridos na dieta normal", afirmou Christopher Bettinger, professor e pesquisador da Universidade.

Segundo o site Inovação Tecnológica, para criar a bateria comestível foram utilizados eletrodos flexíveis de polímero, conectados a células eletroquímicas de sódio. Quando ativada, ela alimenta biossensores capazes de detectar doenças específicas, além de monitorar a função gástrica ou intestinal.

"A pílula terá a forma similar à de uma vitamina. Dependendo do seu invólucro, ela será programada para entrar em funcionamento quando chegar ao estômago ou ao intestino delgado", explicou o pesquisador.

010110130409-bateria-comestivel.jpg
Bateria é liberada da pílula

A bateria comestível pode ser utilizada também para estimular tecidos em terapias de recuperação muscular ou nervosa. Os protótipos são capazes de gerar tensões de 0,6 volt e correntes entre 5 e 20 miliamperes.

No final do processo, a bateria segue o caminho através do restante do trato gastrointestinal e desaparece.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade