Especiais

Bem utilizado, Marketing Digital é um aliado para crescimento das empresas

Empreendedor precisa ter em mente o que se espera alcançar com as táticas de marketing digital

Especial de Conteúdo


A tecnologia e as novas formas de comunicação mudaram também aspectos dentro de uma empresa. E um deles é o investimento em marketing digital. Para alguns empreendedores, pode parecer algo abstrato, mas se bem utilizado essa área é uma aliada para o crescimento do negócio.

É importante destacar que o marketing digital é uma maneira normalmente mais barata e menos monopolizada do que as mídias tradicionais. Dessa forma, mesmo com um pequeno investimento, torna-se possível conquistar resultados reais, alcançado o público certo para a empresa e gerando negócios.

“Além disso, ainda é possível aumentar a visibilidade de marca, pois no digital, não tem barreira. É possível trabalhar com os interesses de cada público, e não somente com limites geográficos”, explica a supervisora de marketing da Rock Content, Luiza Drubscky.

A especialista defende que, independentemente do tipo de produto ou serviço que a empresa comercialize, todas as empresas têm uma coisa em comum: vendem para outras pessoas. E cada vez mais pessoas estão tendo acesso total à internet e digitalizando o seu consumo de bens e de informação. Por isso, o marketing digital se torna tão importante.

Antes de investir, no entanto, é preciso saber o que se espera do marketing digital. O que a empresa quer alcançar com as táticas de marketing, por exemplo? É através desse objetivo principal – que pode incluir conseguir mais clientes, melhorar o relacionamento com os mesmos ou ter mais visibilidade – que os profissionais escolherão as melhores estratégias e ferramentas que devem ser usadas para alcança-lo.  

Em busca de crescimento
Crescer através de um investimento nesta área é possível e bastante recomendado hoje em dia. Mas é preciso que este recurso seja bem utilizado, em especial para micro e pequenas emprestas, que não possuem tanto poder financeiro para grandes investimentos.

“Mapeie muito bem quem é o seu público alvo e faça ações que conversem diretamente com ele. Não tente estar em todos os canais, todos os lugares ao mesmo tempo, pois isso vai ser caro e ineficiente. Concentre todos os seus recursos em investimentos que vão te trazer retornos reais”, sugere Drubscky.

Outro ponto importante para o crescimento aliado ao marketing digital é ter uma equipe preparada para este tipo de demanda. Existe a opção de contratar uma empresa internet da área, o que demandará profissionais especializados em pesquisa e monitoramento, e-mail marketing, SEO, branding, produção de conteúdo, marketing viral e mídias sociais, por exemplo. Outra solução é contratar uma agência especializada para desempenhar essa tarefa de tanta importância para o crescimento da sua empresa.

Para aqueles que já estão dentro da empresa e não tem familiaridade com esta área digital, a supervisora de marketing da Rock Content recomenda explicar as vantagens que este investimento trará e que não será uma substituição do trabalho que já vem sendo feito. “Ao contrário do que muitas pessoas acham, o Marketing Digital não veio para substituir o trabalho das lojas físicas ou dos espaços offline. O Marketing Digital, na minha opinião, vem para complementar este tipo de estratégia e para aumentar significativamente o alcance que as micro e pequenas empresas podem ter”, pontua.
 
[[saiba_mais]] Com quem investir
Como já foi dito anteriormente, terceirizar o marketing digital pode ser uma das opções, em especial se esta área é inexistente na sua empresa.  Escolha empresas especializadas nas estratégias digitais e que tenham bons cases de sucesso de outras empresas que trabalham em nichos semelhantes ao seu. Assim, você vai entender como aquela empresa costuma prestar serviço e quais são os resultados que os seus clientes costumam ter.