Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Black friday: cartão virtual é opção para compras mais seguras

Número temporário é gerado para cada operação e só tem validade por 48 horas

Redação iBahia • 22/11/2018 às 23:01 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O roubo de dados de pessoais e financeiros são os riscos mais frequentes a que se submetem os consumidores durante grandes ofertas do e-commerce, como a Black Friday. Verificar a reputação da loja, conferir se o endereço virtual é verdadeiro são medidas recomendáveis, mas uma das soluções mais seguras para as compras on-line são os cartões virtuais, diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O cartão virtual é gerado exclusivamente para uma compra (que pode ser de um ou vários itens), sendo desabilitado após a conclusão da operação. Esse procedimento, destaca a Febraban, impede que o cartão seja clonado e usado posteriormente.

Foto: reprodução / Pixabay


Rubens Fogli, diretor de Negócios Digitais do Itaú Unibanco, diz que o banco identificou, há cerca de três anos, que 60% das pessoas que não faziam compras pela internet alegavam sentir insegurança em ter os dados do cartão expostos.

— Foi aí que criamos o cartão virtual, cujo número é diferente do número do plástico que se tem na carteira e é válido para somente uma compra específica e por 48 horas. A principal função desse produto, que é uma das opções mais seguras para compras no ambiente digital, é proteger o cliente de fraudes. Outra vantagem é a comodidade: nem sempre as pessoas estão com sua carteira, e gerar o número do cartão virtual ficou muito fácil pelo celular, que é algo que geralmente está do nosso lado — explica Fogli, acrescentando que novembro do 2017 foi o recorde de uso dos cartões virtuais pelos clientes do banco.
Entenda o que é como funciona o cartão virtual:

O que é

O cartão virtual é um número de cartão temporário, gerado pelo aplicativo banco. Não é preciso estar com o seu cartão físico em mãos para gerar o virtual. Esse número exclusivamente para compras pela internet (em sites do Brasil e do exterior) ou por telefone.

Como gerar o cartão virtual

Você pode gerar o cartão virtual no app do banco. Na maioria dos bancos é preciso ser correntistas para fazer essa operação.

Como usar o cartão virtual

O ccartão virtual vale para uma única compra. Por isso, não deve ser usado para assinatura de serviços com pagamento mensal, como revistas, jornais, canais de TV, sites de conteúdo, músicas, filmes.

Validade do cartão

O cartão virtual é válido por 48 horas, a partir do momento em que for gerado ou para uma única compra.

Limite do cartão

O limite do cartão virtual costuma ser o mesmo do seu cartão físico.

Fatura

As compras feitas com o cartão virtual normalmente são apresentadas na mesma fatura do seu cartão de crédito

Desbloqueio do cartão

Não precisa desbloquear, você pode usar o cartão assim que o seu número for gerado.

Compra parcelada

Na maioria das vezes a compra pode ser parcelada conforme a possibilidade do estabelecimento comercial.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia