Tecnologia

'Bomba de texto' trava iPhones e computadores Mac

Falha causa incômodo, mas não oferece risco aos dados dos usuários

Agência O Globo

Um código criado por um desenvolvedor de software é capaz de travar iPhones e computadores Mac. Segundo o criador, Abraham Masri, os equipamentos congelam e, possivelmente, se reiniciam apenas com a leitura de uma mensagem com o link, sem necessariamente clicar nele.

(Foto: Divulgação)

Masri publicou o código no site GitHub e compartilhou o link pelo Twitter. Em entrevista à BBC, ele contou ter avisado a Apple antes da divulgação da “bomba de texto”. E após receber certa publicidade, o código foi retirado do ar.

"Eu não irei publicar novamente", disse Masri. "Eu fiz o que pretendia. A Apple precisa tomar esses bugs mais a sério".

Em blog, o especialista em segurança Graham Cluley destacou que os donos de aparelhos não precisam se preocupar, porque o código não oferece riscos de danos permanentes ou invasão, apenas o incômodo.

A 'bomba de texto' apresenta um código tão complicado e sem sentido que faz os aplicativos travarem. Em computadores, o navegador Safari é travado e o processamento fica mais lento. Em iPhones, o programa de mensagem é travado.

"Envergonhado com a bagunça que recebeu, o Messages decide que a solução menos embaraçosa é travar", escreveu Cluley. "Desagradável. Mas, felizmente, é apenas um incômodo, não algo que levará ao roubo de dados ou permitir que hackers acessem arquivos".