Tecnologia

Bug no Facebook mudou configuração de privacidade de usuários para ‘pública’

Cerca de 14 milhões de pessoas foram afetadas, segundo a rede social

Agência O Globo
- Atualizada em

Um bug afetou o Facebook durante dez dias em maio, o que fez com que os posts de milhões de pessoas tivessem sua audiência trocada para “pública”, mesmo se o usuário tivesse escolhido compartilhá-los apenas com os amigos ou um grupo menor.

O bug afetou cerca de 14 milhões de pessoas, disse a empresa. O Facebook vai começar em breve a informar, individualmente, as pessoas que foram impactadas pela falha.

“Gostaríamos de nos desculpar por este erro”, disse em comunicado Erin Egan, diretora de privacidade do Facebook.

A rede social consertou as configurações de privacidade para publicações naquele período e vai permitir que os usuários revisem qualquer conteúdo afetado para garantir que os posts sejam exibidos apenas para o grupo que eles queriam, explicou a executiva.


Esta é a mais recente em uma série de revelações sobre lapsos de privacidade do Facebook. A empresa está enfrentando críticas do Congresso dos EUA por sua parceria com empresas chinesas.

A rede social também ainda está lidando com as consequências de uma revelação, em março, de que a consultoria política Cambridge Analytica teve acesso aos dados de 87 milhões de pessoas sem o consentimento delas.