Cachoeira & a inversão do mundo é, antes de mais nada, um agradecimento. É assim que a autora, Maíra Vale, define o livro que será lançado nesta quinta-feira (12), às 18h, no Cine Teatro Cachoeirano. O lançamento terá leitura e diálogos com convidados e a intervenção musical de Paloma Santana.
Junto com o lançamento, terá a estreia da editora Andarilha Edições. O evento contará com a apresentação de Ana Clara Amorim, a Duca Clara, leituras aperitivas e comentadas pelos personagens vivos deste livro.
O livro, inclusive, nasce do encontro da autora com Deisiane Barbosa, escrito, artista visual e costureira de livros, responsável pela Andarilha, definida como uma editora caminhante. Sua linha editorial é pautada em livros artísticos: objetos artesanais que experimentam formatos diversos e ousam na proposição de leituras.
Sobre o livro: Cachoeira é mundo que inverte, resiste e remanesce. Este livro é a tentativa de grafar caminhos que se encontraram e desencontraram nesta cidade-vida-bruta. São as águas do Paraguaçu em histórias. São as presenças das esquinas, pedras, pontes e encruzilhadas. são palavras Contadas. Gritadas. Sussurradas. “Cachoeira & a inversão do mundo” é, antes de mais nada, um agradecimento.
Sobre a autora: Maíra Vale é doutora em antropologia social pela Unicamp. Trabalha com escrita, questões raciais, espiritualidade, colonialismo e mulheres. Realizou pesquisa na região de KwaZulu-Natal, África do Sul, com grupos de mulheres rurais e falantes de Isi-Zulu; e na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com narrativas de moradoras e moradores da cidade relacionadas à escravidão e espiritualidade afro-brasileira.