Cinema

Caetano, Saulo, Regina e outros artistas prestigiam pré-estreia de filme sobre axé music

Evento também contou com presença de Daniela Mercury, Márcio Victor, Ju Moraes, Gilmelândia, Márcia Short e Felipe Pezzoni

Luiz Fábio Almeida* (luiz.almeida@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Artistas, políticos e personalidades do meio cultural da Bahia prestigiaram a pré-estreia do filme "Axé: Canto do Povo de um Lugar", que foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no Espaço Glauber Rocha, em Salvador. Exclusivo para convidados, o evento contou com a presença do governador Rui Costa, do prefeito ACM Neto, além de artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Saulo, Luiz Caldas, Gerônimo, Regina Casé, Márcio Victor, Ju Moraes, Gilmelândia, Tatau, Carla Visi, Compadre Washigton, Ninha, Durval Lelys, entre outros.

Regina Casé, Márcio Victor, MC Beijinho, Caetano Veloso e Daniela Mercury prestigiam lançamento de filme. (Foto: Genilson Coutinho/ Divulgação)

Dirigido por Chico Kértesz, o documentário fala sobre a axé music, desde o seu lançamento ao auge nos anos 90, citando nomes que fizeram história e consagraram o ritmo baiano, além do Carnaval de Salvador, cenário principal para o seu crescimento. “Quando eu vi a comemoração dos 30 anos da axé, eu fiquei esperando algo documental que eu julgava importante para o tamanho do que é o ritmo para o país e nossa cultura, mas não teve nada. Então eu decidi começar o projeto”, contou o diretor, que demorou dois anos recolhendo 98 entrevistas, ao iBahia.

O filme reúne entrevistas e imagens de arquivo para falar sobre o nascimento do movimento musical que nasceu na Bahia. Empresários, produtores, jornalistas e músicos participaram do projeto e detalharam a trajetória dos principais grupos do axé. Entre os citados, estão Araketu, Asa de Águia, Banda Mel, Banda Reflexos, Bell Marques, Chiclete Com Banana, Claudia Leitte, É o Tchan/Gera Samba, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Marcio Vitor, Netinho, Olodum, Ricardo Chaves, Sarajane, Saulo Fernandes, Psirico, Terrasamba, Timbalada, Ivete Sangalo e Xanddy.

Um dos nomes entrevistados para a produção, Caetano Veloso resumiu a obra como “energia, inspiração e empreendedorismo”. “Eu fiquei satisfeito que o filme transmite a força do negócio que ele está tratando, que é esse fenômeno do carnaval da Bahia, a força que tem. O axé é sério e longevo”, declarou o cantor.

Artistas e políticos lotam sessão especial de filme sobre axé music. (Foto: Genilson Coutinho/ Divulgação)

“Foi uma história muito bem contada. Me emocionei várias vezes”, revelou Saulo, que teve grande participação no longa-metragem e foi citado como um dos nomes da nova geração do ritmo. O prefeito de Salvador e o governador da Bahia contaram que se emocionaram ao relembrar dos vários carnavais vividos. “É emocionante. Eu confesso que estou emocionado e me arrepiei diversas vezes. A gente vê a nossa vida ali. Desde os sete anos meus pais me levam nos carnavais, então vi minha vida aqui”, disse ACM Neto. “Foi magnifico reviver vários momentos. O Axé serviu para levar a imagem, a alegria e o sabor da Bahia para o mundo inteiro e esse filme retrata isso”, afirmou Rui Costa.

Em entrevista ao iBahia, a apresentadora Regina Casé contou que vem para o carnaval da capital desde os anos 70 e reforçou a importância do filme. “Achei a ideia maravilhosa, pois isso vai virar um registro de um movimento que tem uma grande importância não só cultural, mas também econômica, financeira, e que as vezes é tratada com menos valor do que mereceria”, ressaltou a global, que ainda falou dos “novos sons” do axé e pediu uma continuação da obra.

Já Daniela Mercury, que estava acompanhada da esposa Malu Verçosa, agradeceu ao diretor pelo resultado do filme sobre o “gênero extremamente popular, com grandes artistas”: “É muito bom ver no cinema, um documentário com tanta gente curiosa para assistir e sobre arte brasileira. Por isso estou apoiando, estou junto e estou muito feliz de fazer parte deste grupo de artista”.

Saulo fez show especial para convidados em lançamento de documentário. (Foto: Genilson Coutinho/ Divulgação)

Após a sessão especial, Saulo comandou um pocket show, que contou com participações de Marcia Short, Tatau e Gerônimo.

"Axé: Canto do Povo de um Lugar" tem estreia nacional marcada para o dia 19 de janeiro, em mais de 40 cinemas. Na capital baiana, o filme ficará em cartaz no Cine Glauber Rocha e nas salas de cinemas dos shoppings.

Veja, em fotos, o que rolou na pré-estreia do filme:

Confira o trailer do documentário: