Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Camaçari possui um dos litorais mais incríveis do Brasil

Ainda um dos principais centros econômicos do país, Camaçari abriga também um litoral rico, tanto em belezas naturais quanto em conservação ambiental

• 09/09/2014 às 15:56 • Atualizada em 01/09/2022 às 17:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O litoral de Camaçari, além de ser um grande polo econômico, chama a atenção também pelas suas praias. Águas mornas, margeadas por coqueirais e praias conhecidas por famosos como Janis Joplin e outros artistas. A seguir, o longo litoral camaçariense.
• Jauá
Em guarani, Jauá é uma espécie de papagaio, de beleza rara, típico desta região do litoral da Bahia. Localizada entre os quilômetros 15 e 16 da Estrada do Coco, é a primeira praia do município de Camaçari com acesso livre.
Devido ao grande número de moradores permanentes, Jauá adquiriu um clima de cidade pequena. Em sua orla, as noites de verão pegam fogo, recebendo um número muito grande de jovens e veranistas que lotam seus bares. A praia tem trechos com ondas fortes e também arrecifes de coral, que formam piscinas de águas mornas na maré baixa.
• Arembepe
O nome Arembepe tem origem guarani e significa "a borda da povoação". A história dessa localidade começou há um século e meio, inicialmente como propriedade de cultivo de coqueiros. Assim teve origem a vila de pescadores que habitaram a bela e agradável faixa litorânea, próxima a um rio de águas limpas. A Vila de Arembepe ganhou fama mundial nas décadas de 60 e 70, quando foi escolhida para abrigar a Aldeia Hippie. Ícones da cultura pop como Janis Joplin e Mick Jagger visitaram o lugar. Até hoje as várias cabanas rústicas se espalham pela área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos arrecifes da praia.
É nesse lugar que está a Área de Proteção Ambiental do Rio Capivara, com 1.800 hectares de áreas alagadiças, formando um complexo ecossistema de várzeas, sendo cortado pelo rio Capivara Grande em direção à foz do rio Joanes. Um outro atrativo desse distrito é também uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil: a base do projeto Tartarugas Marinhas (Tamar). Lá, no período entre dezembro e março, as areias da praia são palco do espetáculo natural da corrida de milhares de filhotes de tartarugas que quebram as cascas dos ovos e correm para o mar.
Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece.
• Barra do Jacuípe
O encontro do Rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do Litoral Norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranquilas completam os atrativos dessa localidade. As águas calmas do rio são o palco perfeito para esportes aquáticos. A pesca também é uma prática assídua nessas águas. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar.
O município de Jacuípe é muito procurado para o veraneio e possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O local ainda é muito bom para o camping.
Dica: atenção com o mar, que, durante a maré alta, apresenta correntezas e ondas fortes.
• Guarajuba
Seu nome vem do guarani e significa "garça dourada", ave típica da localidade. O distrito possui uma área de proteção ambiental: Lagoas de Guarajuba, com 230 hectares em vegetação de restinga, solo arenoso formando lagos e lagoas de areia branca e água escura, ferruginosa, onde são garantidos abrigo e alimento à fauna, em especial às aves aquáticas.
Suas praias de ondas fortes e trechos protegidos por arrecifes atraem tanto praticantes de surfe como banhistas. O local é totalmente urbanizado, possuindo muitos condomínios, ruas arborizadas, boa sinalização, calçadão com ciclovia em toda extensão de sua orla, barracas de praia, bons restaurantes, sorveterias, shopping, casas noturnas, lanchonetes, delicatessens, lojas de conveniência, pousadas, hotéis e policiamento constante. Guarajuba é uma das principais atrações do litoral de Camaçari.
• Itacimirim
A última praia da Estrada do Coco é também uma das mais bonitas, despontando no cenário das praias do Litoral Norte da Bahia como uma das mais sossegadas. Itacimirim, "formiga pequena" em Guarani, originou-se de uma vila de pescadores. É formada por uma estreita faixa de terra, tendo a leste o Oceano Atlântico e a oeste as lagoas Guarajuba e Velado, por onde correm as águas do Rio Itacimirim. Com um resort de alto luxo, restaurantes e boas barracas de praia, Itacimirim é marcada por sua boa infraestrutura. Ao norte, o Rio Pojuca encontra o mar, deixando as águas mais escuras e atraindo muitos peixes, como o robalo. Com um grande número de casas de veraneio, o movimento no local só aumenta nos grandes feriados e no verão. Durante o resto do ano, a população nativa e os surfistas, interessados nas boas ondas do local, povoam a praia de forma constante. Itacimirim é um refúgio perfeito para dias de descanso inesquecíveis.
Dica: entrando à esquerda de Itacimirim, em Pojuquinha, existe a Cachoeira do Rio Pojuca, onde pode-se desfrutar de delicioso banho o ano inteiro.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais