Viver Bem

Caminhadas e passeios melhoram a qualidade de vida

Caminhada estimula a saúde mental, já que incita a positividade, alivia o estresse e diminui as chances do desenvolvimento de depressão

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento
Morar em condomínio de casas traz algumas vantagens: qualidade de vida, segurança e a facilidade de realizar práticas esportivas bem perto de casa. Academias e quadras são atrativos que proporcionam interação, convívio social entre os moradores e ainda estimula hábitos saudáveis. Uma das atividades com grande adesão por moradores de condomínios de casas é a caminhada. Como oferece poucas contraindicações, a atividade é bem democrática e pode ser praticada por pessoas de várias idades. Basta colocar o tênis e aproveitar as áreas livres do condomínio a qualquer hora do dia.
Foto: Reprodução
Caminhar também estimula a saúde mental, já que incita a positividade, alivia o estresse e diminui as chances do desenvolvimento de depressão. Uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, revelou que caminhar pode ser uma maneira quase imediata de melhorar o humor. Sem contar que a atividade também é uma ótima opção para quem quer fazer novas amizades. Ao estar na área livre do condomínio, o indivíduo aumenta suas possibilidades de interação com outras pessoas. Ou seja, o que era uma simples caminhada para cuidar do corpo e da mente, pode se tornar também uma opção de socialização.

Com a expansão cada vez maior de condomínios horizontais para a região metropolitana, optar por essa localização pode ser um plus para estimular ainda mais os hábitos saudáveis.

Cuidados para uma boa caminhada:
- Priorizar calçados confortáveis e roupas leves
- Beber cerca de 250 mL de água por cada hora de caminhada
- Não esquecer o filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné
- Evitar caminhar nos horários mais quentes (11h às 14h)
- Alongar antes e depois da caminhada. A prática ativa a circulação e previne as cãibras.

Benefícios da caminhada:
1. Reduz o inchaço nas pernas e tornozelos
2. Ajuda a eliminar os quilinhos extras
3. Melhora o fluxo sanguíneo no corpo
4. Fortalece os músculos
5. Melhora a postura corporal
6. Relaxa o corpo, principalmente os músculos da nuca e dos ombros
7. Previne complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Quer saber mais sobre a qualidade de vida em residenciais? Acesse o alphavilleurbanismo.com.br e fique por dentro deste universo!