Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Campanha estimula adoção de animais com algum tipo de deficiência

• 21/08/2015 às 8:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 8:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

salsicha-ecod.jpg

Frederico é o melhor amigo da Giuliana
Fotos: Uhelp/Divulgação

Incentivar a adoção e promover a conscientização de que um animal com deficiência é um pet como todos os outros, pois, apesar de suas limitações, a capacidade de superação que eles têm é infinitamente superior. Esses são os principais objetivos da campanha Adote um Pet com Deficiência, promovida pela associação assistencial Uhelp.com em parceria com outras entidades.

A campanha, cujo foco é voltado para cães e gatos, tem a hashtag #especialmentediferente, criada pela Ampara Animal, e contará com duas edições da feira de adoção, em pontos distintos de São Paulo: a primeira em 30 de agosto, na Praça Velorama, na Rua Groenlândia, 848. No dia 20 de setembro, é a vez do Dog Zone nos parques Villalobos e Portinari, na zona oeste da capital paulista. Já estão confirmadas, até o momento, as participações da Ampara Animal e da Luiz Proteção Animal, ambas com trabalhos voltados para adoção – e que incluem pets com deficiência.

Conheça algumas histórias de pessoas que adotaram pets com algum tipo de limitação:

A Giuliana Stefanini é gerente da Luiz Proteção e adotou o Frederico há pouco mais de um ano. Para ela, cuidar do cãozinho da raça dachshund já é natural: “é como escovar os dentes”, revela. Ela revela que foi a melhor coisa que já fez na vida: “o Fred é um anjo!”. O pet tem deficiência física e precisa usar andador nas patas traseiras, mas nem por isso deixa de fazer estripulias e encher a dona de orgulho. Giuliana enfatiza que é muito importante divulgar a causa dos pets com deficiência, porque é muito difícil alguém adotá-los. “Infelizmente, eles ficam esquecidos, pois as pessoas têm preconceito”, declara.

sharon-ecod.jpg
A veterinária Sharon cuida da Hope em sua clínica

Juliana Camargo, presidente da Ampara Animal explica que "são considerados pets com deficiência os que apresentam problemas motores, mentais, renais, idosos, amputados e cegos”

Sharon Reibscheid, veterinária que há 24 anos cuida de animais, além de atender pets com deficiência, tem dois deles em sua clínica: “adotar um animal com deficiência é incrivelmente recompensador: eles vivem super bem, se adequam rapidamente à sua nova condição e nos ensinam a sermos seres humanos melhores”.

Ela conta que Vicky ficou cega devido ao diabetes e Hope precisou ser amputada devido a um tumor ósseo: “as duas vivem muito bem e são a alegria da clínica”, revela Sharon.

bulldog-ecod.jpg

Questão estética
Sabrina Custódia é paratleta e faz parte, com Adriele Silva e Vinícius Rodrigues, do time Ultrability apoiado pela Uhelp.com, que tem como objetivo captar recursos que serão destinados à manutenção das próteses utilizadas pelos paratletas, que estão treinando pesado para tentar uma vaga na equipe paralímpica brasileira.

Ela acolheu, há três meses, o Junior, um buldogue inglês que foi rejeitado para venda por ter lábio leporino. Sabrina explica que apesar de ser apenas um problema estético e não de saúde, ele não pôde tirar pedigree, por isso, sua venda seria muito difícil. Para Sabrina, o fato dele ser um cão considerado fora do padrão não interferiu em nada na escolha: “foi amor à primeira vista”, ela enfatiza.

amora-ecod.jpg
Amora demorou para confiar nas pessoas, depois de sofrer maus tratos. Mas hoje é um pet feliz!

Vida normal
A própria Livia Clozel, responsável pela Comunicação e Estratégia da Uhelp.com, é um desses casos. Livia adotou a pequena Amora há cerca de 3 anos: “ela é amputada e sofreu maus tratos, demorou a se sentir segura, mas hoje é uma companheira incrível”, enfatiza.

Juliana Camargo, presidente da Ampara Animal explica que "são considerados pets com deficiência os que apresentam problemas motores, mentais, renais, idosos, amputados e cegos”. Para Livia Clozel, “um pet com deficiência tem uma vida normal: muitos deles não precisam sequer de acompanhamento médico por conta da limitação, e todos são grandes companhias! Sem contar que, na verdade, o preconceito é que é uma deficiência!"

Adote um Pet com Deficiência – 1a edição Data: 30 de agosto Local: Praça Velorama | Rua Groenlândia, 848 | Jardim América Horário: 9h às 18h
Adote um Pet com Deficiência – 2a edição Data: 20 de setembro Local: Dog Zone Villalobos/Portinari | Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 | Alto de Pinheiros Horário: 9h às 18h
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade