Saúde

Câncer de próstata: 12 sinais para ficar alerta

De acordo com o médico Dr. Leonardo Otero Pertusier, o câncer de próstata possui chances de cura de até 90% quando diagnosticado precocemente

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de mais 13 mil pessoas por ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer. Fatores como hereditariedade, a idade (após os 50 anos), a má alimentação, a obesidade e hábitos não saudáveis - consumo excessivo de álcool e o tabagismo - tornam uma pessoa mais predisposta a desenvolver a doença.

De acordo com o médico Dr. Leonardo Otero Pertusier, urologista sênior e coordenador da Urologia do Check-up, garante que o câncer de próstata possui chances de cura de até 90% quando diagnosticado precocemente.

Foto: Reprodução
O especialista ainda alertou para a importância do exame de próstata anual, que inclui o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

No estágio inicial, o câncer de próstata costuma cursar de forma lenta e quase sempre sem sintomas e silencioso – o que aumenta a importância do rastreamento periódico para permitir o diagnóstico precoce. Confira os principais sintomas:

1- Dificuldade de iniciar a passagem da urina;
2- Dificuldade de interromper o ato de urinar;
3- Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
4- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;
5- Necessidade premente de urinar imediatamente;
6- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
7- Sangue na urina ou no esperma;
8- Dor durante a passagem da urina;
9- Dor quando ejacula;
10- Dor nos testículos;
11- Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
12- Sangramento pela uretra.