Comportamento

Cansada de não alcançar o orgasmo? Entenda o motivo e como resolver

Um problema físico ou entraves psicológicos deixam o momento do sexo cheio de tensão

Lívia Oliveira* (livia.oliveira@redebahia.com.br)

Já tentou de tudo com o (a) e não consegue alcançar o orgasmo? Vários fatores podem afetar no prazer sexual, principalmente para mulher. Estresse, alterações hormonais, dor durante a penetração e pouca lubrificação são alguns dos problemas.

De acordo com Paula Milena Souza, fisioterapeuta pélvica e educadora sexual, a dificuldade feminina de alcançar o orgasmo pode ser por dois motivos. "Uma fraqueza ou lesão no músculo pélvico acaba impossibilitando a mulher de sentir estímulos, de ficar lubrificada e de alcançar o ápice. Além disso, falta de autoestima, estresse e questões religiosas também podem deixar a mulher insegura com seu corpo", explicou a especialista ao portal iBahia.

Foto: Reprodução

Esses problemas podem ser resolvidos com fisioterapia pélvica, que consiste em exercícios físicos gerais e técnicas específicas direcionadas ao períneo (região onde estão situados os órgãos genitais e o ânus), e um trabalho de estímulo psicológico para aceitação do corpo, aumento da autoestima e entendimento da necessidade de ser tocar.

Não consigo gozar com minha (meu) parceira (o) o que fazer?

"Tente se conhecer. Se toque para identificar quais pontos lhe estimulam mais e quais não gosta, leia livros eróticos, dedique cinco minutos do seu dia para pensar em sexo e principalmente tenha um diálogo íntimo com seu (sua) parceiro (a) - deixe claro o que precisa, sugira mudanças e novidades para o momento a dois".

A especialista garante que a melhor forma de melhorar o sexo é tirar um momento para refletir junto o que o casal pode fazer para melhorar a vida sexual. "Perguntem o que o outro precisa. Mais preliminares? Mais sacanagem? Maior frequência? se abram um para o outro e estejam dispostos a colocar em prática diariamente".

Como ajudar sua parceira a alcançar o orgasmo?

Paula Milena garante que para mulher chegar ao ápice do prazer ela precisa se manter concentrada e ser estimulada. "Você precisa se questionar se possuem intimidade para falar de sexo, se estão fazendo preliminares, se você tem uma atenção diária com as necessidades da sua parceira. Feita essa reflexão mude sua postura, se for o caso, tente conquista-la e deseja-la durante todo o dia (seja atencioso e carinhoso). Na cama, toque-a, lubrifique-a, esteja atento ao momento dela e suas necessidades", contou.

*Sob supervisão do repórter Luiz Almeida