Música

Cantora surda emociona jurados e plateia em reality show americano

Mandy Harvey encantou o exigente Simon Cowell e se classificou para a fase final

Agência O Globo

(Reprodução)

A americana Mandy Harvey, de 29 anos, perdeu a audição quando tinha 18 por conta de um problema no tecido conectivo. Apesar dos obstáculos — ela não consegue ouvir os instrumentos nem sua própria voz, por exemplo —, a jovem não desistiu do sonho de ser cantora, que nutria desde quando tinha 4 anos.

Ela levou tal sonho nesta terça-feira ao reality show "America's Got Talent", que encontra-se em sua 12ª temporada. Acompanhada por uma intérprete de libras, Mandy explicou ao jurados — Simon Cowell, Heidi Klum, Mel B e Howie Mandel — que consegue acompanhar a melodia e tocar instrumentos sentindo a vibração que o som faz no chão.

Foi o que mostrou ao cantar "Try", um folk composto por ela. "Após perder a audição, eu cheguei a desistir, mas eu quero fazer mais com a minha vida do que apenas desistir".

E o primeiro passo foi dado de forma brilhante: com sua voz afinada e melodia cativante, ela levou o público e os jurados às lágrimas antes mesmo de encerrar sua performance. "Acho que você não vai precisar de tradutora para isso", disse o exigente Cowell antes de apertar o botão dourado, que classifica os candidatos mais talentosos do reality show diretamente para a fase de shows ao vivo, sem passar pelas preliminares. Veja abaixo:

"Eu faço isso há muito tempo e isso foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi e ouvi", justificou o jurado ao parabenizar a também emocionada Mandy e seu pai. "Honestamente, eu nunca acho que vou ser surpreendido pelas pessoas. E aí você aparece. Não apenas pelo fato de você ser você, mas sua voz, seu tom, a canção era linda. Parabéns".

Em menos de 24h, o vídeo da participação de Mandy já acumula mais de 56 milhões de visualizações no Facebook, além de 2,5 milhões no YouTube. No Brasil, o "America's Got Talent" é exibido pelo canal Sony.