Educação

Capacitação: Veja opções de cursos online gratuitos

Empresas e instituições oferecem cursos de diversas áreas com certificação grátis

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com as férias de São João chegando que tal organizar os dias livres para se capacitar mais para o mercado de trabalho? Na internet, sites que oferecem cursos totalmente EAD (Ensino À Distância) sem cobrar nada e com carga horária flexível, o que da para ser feito sem perder os horários de lazer.

Empresas e instituições de ensino disponibilizam certificação profissional em diversas áreas de atuação (marketing, direito e tecnologia da informação) sem exigir requisitos. Os cursos trazem vários benefícios na hora de procurar um emprego, afinal quanto maior a  capacitação na área que atua, mais interessante será o currículo.  

As plataformas dos cursos EAD, na maioria das vezes, têm aulas em vídeo, exercícios de fixação, material de estudo para download, espaço para interagir com outros alunos do curso, além da possibilidade de tirar dúvidas com o professor. Ao final do curso, é preciso testar os conhecimentos adquiridos através de uma prova, com os conteúdos abordados. Atingindo o limite de pontuação exigido a pessoa tem direito a um certificado, que pode ser gratuito ou não. 

O iBahia selecionou 6 sites que oferecem cursos gratuitos na web. Confira a lista: 

A Fundação Getúlio Vargas tem cursos gratuitos para as áreas de direito, economia, sustentabilidade, gestão financeira, gestão de projetos e gestão de marketing.
As cargas horárias dos cursos são a partir de 5h. 

A universidade Rock Content tem conteúdos voltados para marketing de conteúdo. Entre as opções, os cursos de Produção de Conteúdo para Web e Marketing de Conteúdo possuem certificação gratuita de 4h.

O site Curso em Vídeo oferece cursos gratuitos na área de informática, principalmente de linguagem de programação. Entre eles: algoritmo, HTML5, Java, PHP, Poo Java e Photoshop CC.  A carga horária vária com o curso escolhido. 

A Fundação Bradesco oferece cursos com certificação gratuita nas áreas de administração, aperfeiçoamento ou comportamental, banco de dados, desenvolvimento de aplicativos, gestão e governança, e de informática.  A carga horária depende do curso. 

O ambiente de estudo virtual  Microsoft Virtual Academy tem cursos voltados para o aprendizado de linguagem de programação e desenvolvimento.  Entre eles: administração de banco de dados, desenvolvimento de jogos, conceitos de #C e programação. 

A instituição Senac oferece cursos semipresenciais e EAD. Entre as opções online e gratuitas estão os cursos de Informática Básica com Internet e Mídias Sociais  e  Operador de Computador.