Carnaval

Carnaval 2016 terá maior número de circuitos e atrações da história

Prefeito anunciou novidades em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (23)

Redação iBahia* (com informações do repórter Pedro Monteiro)
- Atualizada em

O prefeito ACM Neto reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (24), no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, para divulgar as novidades do Carnaval Salvador 2016. A 'Rua' é o grande tema da festa no próximo ano. "Nossa meta é fazer o maior Carnaval de todos os tempos. Nós entendemos que o grande homenageado deveria ser o palco de toda essa alegria: a Rua. É na rua que a festa acontece com toda sua harmonia e alegria", pontuou ao apresentar o slogan "Vem Curtir a Rua".


De acordo com ACM Neto, a festa terá a maior quantidade de circuitos de toda a história do Carnaval de Salvador. Serão sete circuitos, com 685 atrações, em 12 bairros e três ilhas, totalizando 150 trios sem cordas desfilando em toda a festa.


Os circuitos que vão receber as atrações gratuitas são Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Avenida), Sérgio Bezerra (Barra), Batatinha (Centro Histórico), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), Orlando Tapajós (Clube Espanhol/Farol da Barra) e Riachão (Mudança do Garcia).


Novidade Pré-Carnavalesca

Algumas mudanças importantes vão acontecer em 2016. A festa pré-carnavalesca vai começar no último final de semana de janeiro. No sábado (30), a população vai curtir o 'Fuzuê', em que trios elétricos e música eletrônica estarão proibidos. "Serão apenas atrações acústicas, de percussão, de sopro e da música na sua forma genuína e tradicional. Serão as bandinhas que vão fazer o Carnaval no dia 30", revelou o prefeito. Já no domingo (31) vai acontecer o tradicional Furdunço, que valoriza as manifestações culturais de chão e independentes, com mini trios e música eletrônica. O Furdunço se repete na sexta-feira de Carnaval.


A abertura oficial será na quarta-feira, 03 de fevereiro, na Praça Municipal, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. Um grande cortejo vai sair da Praça Castro Alves e vai seguir até o Terreiro de Jesus. Diversos grupos carnavalesco vão puxar esse cortejo, que será encerrado com um trio sem cordas puxado pelo cantor Saulo. "Pegamos tudo o que vai ter no Carnaval e de Salvador e fizemos umas síntese com esse cortejo",  disse Neto.


Circuito com homenagens e novas programações

Nos bairros, a festa também será intensificada, com bailes infantis de sábado a terça-feira, das 16h às 18h. Uma vila infantil será montada no Campo Grande todos os dias, bem como um espaço para deficientes físicos em Ondina. A barra vai ganhar - além uma torre eletrônica todos os dias com DJs tocando depois da meia noite, - o Beco das Cores, em homenagem ao público LGBT, de sexta a terça, das 9h às 16h.  


"A gente veio a partir de 2014 introduzindo noitadas que tornam a festa de rua mais organizada e estruturada do planeta", pontuou Neto. "Eu me gabo muito disso porque ouço falar dos Carnavais de rua que estão se multiplicando pelo Brasil, mas quando vai lá e vê como acontece, a festa não tem 10% da organização do Carnaval de Salvador", contou o prefeito.


O circuito Osmar (Campo Grande) terá a Quinta do Samba, com com trios. A abertura dos circuitos oficiais vai ser feita todos os dias com trios independentes. "Sempre quem vai abrir a folia será o folião pipoca e os trios independes, ressaltando a rua. Nomes tradicionais de Salvador vão se apresentar sem cordas", acrescentou.


Entre os artistas que farão shows gratuitos estão Saulo, Margareth Menezes, Baianasystem, Chiclete com Banana, Igor Kannário, Armandinho, Babado Novo, Daniela Mercury, Psirico, Edcity, Banda Eva, Carla Visi, Sarajane, Banda Mel, Edu Casanvoa, Gerônimo, Carlos Pita, Virgilio, O Quadro, Will Carvalho, Araketu, entre outras atrações.


"Nós temos o desafio de tornar os meses de janeiro, fevereiro e março os de maior números na hotelaria do Brasil. Isso tudo vem em um momento que a cidade se reorganiza e melhora sua infra. Até 29 de janeiro teremos entregue todos os trechos da Orla", garantiu ACM Neto.