Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Carro deu pau? Dez dicas para acertar na escolha da oficina

Os procedimentos de revisão preventiva e reparos necessários garantem a segurança veicular e a maior vida útil das peças. Além disso, ter critério auxilia você a pagar um valor justo pelo conserto

Redação iBahia • 27/11/2019 às 20:38 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O bom funcionamento do veículo e a segurança na condução dependem da realização de revisões preventivas e reparos pontuais. Nessas horas, quem não tem mecânico de confiança acaba passando ‘aperto’. Afinal, só na Bahia existem mais de três mil centros de reparo automotivo credenciadas no Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE). E é daí que surge as dúvidas: para qual oficina eu devo levar o meu carro? Como conseguir um mecânico de confiança e pagar um valor justo pelo conserto?

Foto: Reprodução / Freepik


O iBahia conversou com o especialista em engenharia automotiva, Gildson Dantas, sobre o assunto e ele deu algumas dicas para facilitar a escolha e diminuir os riscos de um serviço malfeito.

Leia mais:



1- Dê preferência a oficinas conhecidas ou a indicação de amigos

2- Fique atento a estrutura da oficina, as condições de limpeza e higiene, como também a conservação dos equipamentos de reparo.

3- Peça orçamento do serviço que esclareça os procedimentos que serão realizados, as peças que serão substituídas, o prazo de entrega, condições de pagamento e se há garantia.

4- Caso tenha dúvidas das informações prestadas, procure outras oficinas e faça novos orçamentos.

5- Preste atenção às paredes do estabelecimento, se tem algum diploma técnico dos mecânicos ou certificação de qualidade da oficina. Caso não tenha, vale perguntar ao supervisor.

6- Em caso de substituição, solicite a utilização de peças de marcas conceituadas no mercado.

7- Exija nota fiscal de peças e serviços com informações sobre garantia tanto dos componentes substituídos quanto da mão de obra.

8- Verifique o nível de combustível antes e depois de colocar o carro na oficina

9- Procure oficinas sindicalizadas ao Sindicato de Reparo Automotivo da Bahia (Sindirepa), pois o órgão oferece orientações jurídicas e organizacionais para oficinas, cursos de capacitação para gestores e funcionários e ainda realiza visitas aos estabelecimentos participantes para ver como andam as coisas.

10- Não esqueça de testar o carro antes de ir embora do centro automotivo.

*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias