Educação

Carteira de estudante 2019: Fique por dentro de todo procedimento para solicitação

Documento Nacional do Estudante, como passou a ser chamado neste ano, deve seguir um padrão estabelecido nacionalmente conforme a Lei 12.933/2013

Publieditorial
- Atualizada em

Para solicitar a nova carteira, o estudante secundarista e universitário deve pagar uma taxa de R$ 40,00. No ato da solicitação é exigida a apresentação do RG, CPF e de um documento que comprove vínculo com a Instituição, podendo ser a Declaração Escolar, Comprovante de Matrícula ou a Relação de Disciplinas Matriculadas (RDM). A foto 3x4 necessária para a carteira pode ser tirada na hora gratuitamente.

Lembrando que a carteira de estudante é um documento único e intransferível, onde ficam estipulados que 40% dos lugares em eventos artísticos, culturais e esportivos serão reservados à meia-entrada para estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, conforme Decreto-lei n.º 8.537 que estabelece além também as novas regras para emissão das carteirinhas de estudantes, para evitar fraudes.

Foto: Divulgação
O Documento Nacional do Estudante, como passou a ser chamado nesse ano, deve seguir um padrão estabelecido nacionalmente conforme a Lei 12.933/2013, além da padronização nacional, alguns dispositivos de segurança dão a tranquilidade ao estudante quanto à validade da carteira, como o QR-CODE que ao ser lido deve levar a uma pagina espelho do cadastro do estudante, onde devem aparecer os dados do mesmo, além da foto utilizada para impressão do documento, além do certificado de atributos no formato ICP, empresa certificadora digital identificada no verso da carteira.

Segundo o presidente do DCE UNIFACS, Pedro Moreno, com o aumento da procura pela carteira de estudante, algumas entidades estudantis surgiram com o intuito de somente de aproveitar o que eles chamam de “novo mercado”.

“Todos os estudantes precisam ficar atentos e vigilantes com essas pseudos Entidades, uma vez que muitas delas forjam as exigências legais, a fim de obter um maior retorno financeiro expondo dessa forma o estudante a situações constrangedoras, visto que no ato da apresentação da carteira muitos estão sendo barrados e em muitos casos sendo exigido para acesso ao evento o pagamento do complemento do ingresso. Para combater isso, sempre orientamos que os estudantes pesquisem o histórico das entidades, e sempre desconfiem quando aparecerem carteiras com um custo muito baixo, pois pode ser um indicativo negativo", alertou.

"Sabemos da realidade do estudante e o quanto pesa no orçamento desembolsar o valor da carteira. Lutamos diariamente pela qualidade do nosso serviço, atualmente somos parceiros da Empresa Bau Universitário, que atende de forma padronizada e busca oferecer o melhor atendimento aos alunos. Os alunos poderão ser atendidos por meio físico em todos os pontos fixos da Empresa, que inclui também pontos de entrega na hora nos principais shoppings da cidade ou ainda por meio digital, através do atendimento online, e-mails, suporte através do Whatsapp ou pelo telefone, facilitando desta forma a solicitação do documento do estudante. A partir desse semestre o aluno contará com a versão digital do documento através do aplicativo BAUCARD, que poderá ser baixado nas plataformas Google Play e App Store, dando ainda mais agilidade e segurança ao aluno para poder adquirir o documento”, completou Moreno.

COMO SOLICITAR O DOCUMENTO
Quem tem direito?  Estudantes de ensino presencial ou a distância que esteja matriculada nos ensinos infantil, fundamental, médio e técnico ou em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Onde posso solicitar? A carteira deve ser solicitada aqui. Oferecemos a opção de entrega para todo Brasil com frete grátis. Em Salvador os alunos podem solicitar presencialmente onde o mesmo já sairá com a carteirinha em mãos.

Balcão localizado nos pontos:
- Shopping da Bahia (Térreo, em frente Ricardo eletro);
- Shopping Piedade (Praça de Alimentação, em frente a loja C&A);
- Pituba – Edf. Multiempresarial, Sala 05 (Orla, em frente à entrada da Piscina Olímpica)
Horários de Funcionamento:  
Bau Pituba: Segunda à sexta 10h às 18h;
Bau Shopping da Bahia: Segunda à Sábado 9h às 22h e aos Domingo: 13h às 21h.
Bau Shopping Piedade: Segunda à Sexta-feira 9h às 21h e aos Sábado 9h às 20h.


Documentos necessários: Necessário as copias dos documentos: comprovante de matricula atual (2019) ,  copia do documento pessoal com foto, RG, CNH, ou até mesmo carteira de estudante do ano anterior e a foto no padrão 3x4.

Valor da carteira:
A carteira custa R$ 40,00 o pagamento ele pode ser paga via cartão também, nas modalidades debito e credito. No site tem a possibilidade de boleto também.

Validade do documento:
A carteira de estudante vale em todo Território Nacional, e o seu vencimento vai até final de março do ano seguinte.  

Tire suas dúvidas aqui ou via telefone: 71 3345-1955 | 71 99211-9520 (WhastApp)